quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O desporto escolar ao ar livre!

Foi com enorme prazer que assisti hoje de manhã, aos nossos jovens, futuro do amanhã; a praticarem desporto ao ar livre, de mãos dadas com a Natureza. Para os "Velhos do Restelo" do costume, aqui fica o testemunho daquilo que presenciei e a nota fundamental que; o Parque Verde, não é um espaço fútil, como muitos pensam e afirmam...obviamente, outras matérias terão de ser encaradas a nível dos problemas que a freguesia enfrenta, mas, esta empreitada do Parque Verde (não me canso de o afirmar), traz a Lanheses, aquilo que muitas outras freguesias não têm e gostariam de ter, um espaço natural, bem cuidado em prol e ao serviço das gentes da freguesia e forasteiros, que entendam dele desfrutar!

O centro escolar, inteligentemente aproveitando aquilo que de bom a margem do nosso rio e a veiga têm para oferecer, desenvolveu uma iniciativa no âmbito do desporto escolar e em dia outonal, de bastante Sol, bonito por sinal, empreendeu várias provas de corta mato, divididas pelos vários escalões etários.

E que bom, de repente ver o Parque Verde e a Veiga inundados de crianças e jovens, felizes, praticando desporto.

Ficam as imagens para memória futura e testemunho real de que, no Parque Verde, na Veiga e nas margens do rio, encontram os Lanhesenses, uma área natural inteiramente ao seu dispor e serviço, com muita, mas mesmo muita, qualidade. É preciso é saber tirar dividendos, daquilo que com tamanha vontade e enorme espírito de sacrifício, alguns nos proporcionam!

Grupo de jovens atletas, preparados para mais uma partida.


Ao fundo, a correrem na Veiga.

 

A numerosa assistência. Alguns deles competiriam a seguir.


Cerimónia de entrega de medalhas.

Pormenores da assistência.


Houve quem aproveitasse o tempo morto, para uma futebolada.

O Professor Rui Costa, Lanhesense e filho de um conhecido e respeitado conterrâneo a conduzir e muito bem, a iniciativa. Acompanha-o o Miguel, em toda a logística inerente.

O Parque Verde de mãos dadas com a Escola. Afinal o empreendedorismo serve para alguma coisa!

Excelente, ter visto uma área; que nos últimos dias tem andado deserta fruto das medíocres condições atmosféricas registadas; plena de jovens alunos e professores, desfrutando daquilo que esta maravilhosa freguesia tem para lhes oferecer. Iniciativa inteligente por parte dos professores e das turmas de Educação Física do Centro Escolar Lanhesense, a dar o mote para que outras iniciativas se desenvolvam nesta área natural. Sejam elas de carácter desportivo ou de carácter mais cultural.

Sendo que, a meu ver desporto, será sempre cultura.

PS - Voltei agora do rio para casa (15:00h), após o passeio diário com os meus peludos e pude verificar o extremo civismo que estas pessoas demonstraram, ao deixarem impecável e limpo, um espaço que por elas toda a manhã foi utilizado. O meu bem haja, dirigido tanto a professores como a alunos, pelo alto nível de respeito e educação cívica, demonstrados.

2 comentários:

  1. Amigo Sergio, passou pela mente perguntar-te se tens no teu computador a linha SKYPE, seria outra maneira interessante, para alem do blog, do nos comunicarmos.
    Um abraco do amigo-Horacio

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Horácio, lamentavelmente não tenho o SKYPE. Pode ser que consiga. Vou analisar e depois aviso.

    SM

    ResponderEliminar