segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma poda radical...

Desde há muito tempo, nas minhas deambulações pela freguesia, tenho acompanhado com atenção o trato que damos ao nosso parque arbóreo e felizmente, até nem tenho vindo a visualizar grandes atentados às árvores que todos temos nos nossos quintais e terrenos, mesmo aqueles exemplares que pertencem ao domínio público.

No entanto, constatei tristemente, este Sábado passado; um dos típicos exemplos daquilo em que se pode transformar uma simples poda, numa poda radical. O exemplar fotografado e radicalmente decepado encontra-se na margem do rio Lima, numa zona em que muitos veraneantes utilizam para descarregar as suas motas de água e barcos, de modo a desfrutarem do rio, do Verão e do que a zona tem de bom para lhes oferecer.

Triste sina esta,  de radicalizar posições! Aliás, a área de todo o embarcadouro, mais conhecido por cais do rio Lima, onde outrora abundavam os espécies arbóreos, desde Salgueiros, Carvalhos, Amieiros e até Eucaliptos, mesmo junto à beira da água; tem vindo a desnudar-se e praticamente hoje em dia, serem raros os exemplares arbóreos ali existentes!?! Então, que se passa?



Uma imagem, mais que triste...

A sua vizinha...

Manhã outonal de Novembro junto ao rio Lima.



Uma área que se está a desnudar muito rapidamente de arvoredo, o que é mau, péssimo, aliás; tem ali agora mais um exemplo daquilo que não devemos fazer às nossas árvores! Provavelmente o pobre exemplar não morrerá, para em breve novos raminhos florescerem no tronco decepado, mas que tem toda a sua exuberância cortada, lá isso tem certamente.

3 comentários:

  1. amigo Sérgio
    Lanhes crece se houver capacidade de trabalho, união e a sua promoção. nas duas primeiras vertentes é discutivel se o que está ser feito é o melhor. julgo que se está a fazer um trabalho válido: obras existem e união entre as pessoas é grande.agora julgo não ser justo questionar o excelente trabalho que está a executar no seu blog a favor de Lanheses.os temas tratados no seu espaço de informação(ambiente, cultura, património, etc.), as chamadas de atenção para o que está mal com intenção de se corrigir de forma pedagógica é oportuna e excelente. faço votos que continue por Lanheses. so critica de uma forma derrotista quem nada consegue fazer e julga saber fazer melhor.obrigado po Lanheses.s.agra

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado! Amigo, continuarei de certeza e desistir é palavra que muito poucas vezes ocorre no meu dicionário pessoal!

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar