quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

14 de Dezembro de 2011.

Hoje dia 14 de Dezembro de 2011, será para muitos um normalíssimo dia, como outro qualquer; para outros se calhar, dia de aniversário ou data efemérica, mas, aqui no blogue e para mim, vejo-me na obrigação de relatar um dos feitos mais extraordinários, alcançados pelo homem. A par da Epopeia dos Descobrimentos Portuguesa e da chegada à Lua pelos Americanos; há precisamente 100 anos o homem moderno conhecia definitivamente todos os "cantos" do planeta que habita.

A 14 de Dezembro de 1911, Roald Amundsen, um visionário Norueguês e explorador, chegava ao Pólo Sul! No ponto mais meridional e inóspito do nosso planeta Amundsen, nesta data, içava a bandeira Norueguesa estando assim conquistada a batalha pela chegada em primeiro lugar ao Pólo Sul! O Inglês Robert Falcon Scott estava atrasado em relação a Amundsen, perdendo assim a batalha pelo mítico Pólo, com a infelicidade extrema de ter com isso perdido a vida e as dos seus tripulantes associados a ele nesta aventura. 

Liderando uma expedição a bordo do mítico navio FRAM (uma escuna de três mastros), Amundsen partiu da Escandinávia com direcção à Antárctida, fazendo uma paragem na Ilha da Madeira (fenómeno que ficou célebre e ainda hoje celebrado entre nós) logo após saber que o Pólo Norte já tinha sido alcançado por Americanos e Ingleses. Nomeadamente, por Frederick Cook. Invernaram na plataforma de gelo Ross, mais conhecido como Baía das Baleias, onde juntaram provisões num acampamento de campanha. A 20 de Outubro atacaram o caminho com trenós puxados por cães, em direcção ao Pólo e a 14 de Dezembro e mais de 1400kms depois, entre neve e frio, alcançaram o mítico ponto cardeal! Numa tarde de Sol e pouco ventosa!

Roald Amundsen.

Amundsen e os três dos seus homens, no Pólo Sul, quando hastearam a bandeira Norueguesa. O Pólo estava conquistado.

O mítico FRAM, escuna de três mastros.


UM FEITO NOTÁVEL se pensarmos na bravura que terá de ter sido posta a toda a prova, ao caminhar, há cem anos atrás, sem os meios de que hoje dispomos, no local mais inóspito do planeta Terra, em demanda de conhecimento e conquista!

Hoje em dia, existe uma convenção internacional ratificada por vários países (Tratado da Antárctida), que passados anos deste feito, tentaram conquistar a mesma (a sobeja ganancia humana a funcionar) e que proíbe todo e qualquer País de ocupar este território, com a excepção de que única e simplesmente se montem estações para estudo e monitorização de espécies, estudos climatológicos e relacionados com a ciência, no Pólo Sul. A mais famosa delas, claro está, tem por nome Estação Pólo Sul Amundsen-Scott, em homenagem à bravura e batalha que estes dois épicos homens encetaram na conquista do ponto mais a Sul da Terra!

Um feito a recordar para sempre! Por curiosidade o mítico FRAM, encontra-se exposto num museu em Oslo, capital da Noruega, dedicado ao homem que deixou como herança, após ter desaparecido no Árctico sem deixar rasto, o conhecimento e estudo dos dois Pólos do nosso planeta.

Roald Amundsen! Que há cem anos chegava ao Pólo Sul!

Daí em diante  o planeta Terra "não teria mais segredos" (ainda tem tantos por revelar) para a espécie Humana! Para quem queira ver este "mundo de gelo" deixo o link onde, através de webcams, se pode ver este, que é o ponto mais meridional do nosso planeta.

http://www.camscape.com/Antarctica/Antarctic-Webcam-18.php



A quem possa interessar no site http://www.earthcam.com/, existem outras webcams com imagens online e fabulosas do fascinante mundo do gelo e dos pinguins! Muito bom! Basta para isso, escrever a palavra "antarctica" e outras mais aparecerão.

O facto de as podermos visualizar a Amundsen, hoje, o devemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário