quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

INVERNO!

Eis-nos chegados ao Inverno! Poderia sentir-me triste, por entrarmos na estação do ano em que as árvores adormecem despidas de folhas (as de folha caduca), as temperaturas descem considerávelmente e nos bafeja o frio, que enregelece o rosto, as mãos e até a alma; mas ao mesmo tempo, sinto um misto de felicidade porque hoje, dia 21 de Dezembro, ocorre o Solstício de Inverno. Ou seja, no seu movimento à volta do Sol (rotação), o planeta Terra atingiu um ponto de viragem e aliado ao movimento de translação (rodando sobre si própria), no hemisfério norte, os dias começam a aumentar em duração e as noites a diminuir! No hemisfério sul ocorre precisamente o contrário! Hoje no hemisfério norte, iremos viver o dia mais curto do ano (em duração) e a noite mais longa! Por outra palavras, de hoje em diante os dias serão sempre maiores (sempre a crescer em duração) até 21 de Junho! Em Janeiro já poderemos entender fisicamente este fenómeno natural, ao percebermos que a noite já "cai" muito mais tarde e não às 17 horas e poucos minutos, como vem sendo típico nestes últimos dias que vivemos!

Três meses nos distanciam do Equinócio de Março, onde entrará a Primavera e com ela as temperaturas mais amenas, próprias do clima temperado, assim como o desabrochar da Natureza!

Até lá, aproveitemos o que de bom o Inverno tem para oferecer, pois, não se caracteriza por negativismo total, tendo muitos e bons aspectos em que o podemos aproveitar! Um deles, por exemplo, é estar mais por casa convivendo com a família! Há quem aproveite e faça férias de Inverno, na neve e outros, como eu, gostem de apreciar os tons desta estação, onde os amarelos, ocres e cinzentos do Outono, dão lugar ao branco das manhãs geladas e dos campos e serras cobertos de geada!

10-01-2010, Inverno e a Serra D´Arga coberta de neve no último nevão aqui registado!

Engraçado que, para a entrada da estação mais fria, o dia até esteja quente e bonito, com um Sol maravilhoso a brilhar no céu!

Coincidências da Natureza! Bom Inverno!

Sem comentários:

Enviar um comentário