sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A maior árvore de Natal natural da Europa.

Em pleno período que vivemos de quadra natalícia, aquela, que é considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, encontra-se iluminada, este ano de forma ainda mais esbelta, dando um colorido interessante à cidade, capital do nosso distrito, Viana do Castelo.

Apesar de ser manifesta a minha "certa decepção" para com esta festividade, não vou aqui mentir ao afirmar que gosto de apreciar as praças, ruas e ruelas das nossas povoações iluminadas, como que celebrando o Natal.

A centenária Araucária Excelsa, ou mais vulgarmente apelidada de Pinheiro-de-Norfolk, [prima afastada das várias que ocorrem em Lanheses, entre elas a fabulosa no terreno de Mestre Caninhas], que ocorre nos jardins da Igreja do Convento de Santo António, e, de dimensões admiráveis, encontra-se decorada de maneira diferente dos anos anteriores, dando-lhe ainda, uma maior projecção e muita mais beleza.

Um agradável toque ao olhar!

A Araucária com iluminação Natalícia. Belíssima!



O templo de Santa Luzia com motivo alusivo à quadra Natalícia, visto de longe (para quem está a chegar à nossa cidade), dá-lhe um ar diferente, belo!

Um dos hábitos familiares que cultivo de há muitos anos a esta parte, é o de precisamente dar um passeio neste "dia da Mãe do Céu", acompanhado dos meus Pais, pelas ruas da nossa cidade (que continua sempre tão bela), para absorver a beleza das iluminações e o colorido diferente das ruelas de Viana. Sinónimo da crise que anda por aí, muitas delas, estão por iluminar com motivos alusivos ao Natal, mas, de qualquer modo, as poucas que o estão, já nos transmitem muita beleza e no meu caso, até alguma paz espiritual.

Para o ano, assim o esperamos, haja outro 8 de Dezembro!


Sem comentários:

Enviar um comentário