terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Músicas de Natal no largo da Feira.

Primeira ideia ou reflexão, ou mesmo até, confissão chocante (para alguns), que aqui vou referir no blogue - não gosto de Natal. Pronto, já me vão cascar a torto e a direito! Não gosto, paciência! Querem um exemplo? Cá vai - já me imagino a saborear o fiel amigo à mesa, na noite da ceia, reunido em família, quando terei de olhar via TV, (claro que vou mudar de canal) para a fuça de um individuo que fez com que o Estado me vilependiasse muitos euros do meu salário, ainda por cima a desejar-me (cinicamente) boas festas, falando [claro está] sempre pelo meio, de sacrifícios, assim é que tem de ser, etc, etc. - Não gosto de hipocrisias, nunca gostei, nunca vou gostar! Aliás, acho que como eu, todos pensam assim e ninguém gosta. Exemplo segundo. Enerva-me andarem todos preocupados em desejar ao próximo, [nesta data] boas festas, feliz natal, beijinhos aqui e abraços "acoli"; quando na maior parte dos restantes dias do ano se corta a torto e a direito na casaca uns dos outros, se cometem actos bárbaros para com o próximo e um sem fim de alarvidades que nem vou para aqui desenvolver! Arriscaria a vir a ser insultado, via comentário! Conheço uns bons exemplos...Não entendo, como se pode ser tão cínico! Quando gosto, gosto, falo e discuto, assim é a amizade! Quando não gosto, respeito o espaço físico de quem não simpatizo e pura e simplesmente ignoro-o!

Esta quadra é um embuste, enquanto, muitos ainda não têm o que comer à mesa nestes dias e, crianças ainda morrerem neste planeta; vitimas de fome, vitimas de guerra, violadas, usadas, trucidadas; enquanto o homem não respeitar a Natureza e os animais, que têm o mesmíssimo direito a viverem neste planeta como nós vivemos, entre outros exemplos que poderia estar aqui horas a enumerar! Não gosto de Natal, pronto, acabou!

Cheira a lamechice pregada nesta quadra! Anda no ar um cheiro melado...irrespirável! Já parece a fábrica de reciclagem que se instalou na zona industrial a conspurcar o ambiente Lanhesense!

Meus amigos, mentalizem-se, o Natal existe porque mais de meio mundo e alguns (muitos) magnatas, nesta época, enchem os bolsos de guita, money, argent, cash, carcanhol, euros ou tudo o que lhe queiram chamar. Caso contrário, a mesma já teria desaparecido do calendário! Se calhar este Governito, ainda vai tentar acabar com este feriadito! (risos) Deixou de ser uma festa de respeito, de ideais, para se transformar na tábua de salvação económica do ano para comerciantes e afins, que desta quadra festiva, muito dependem! E não os critico, pelo contrário,  natal é isso mesmo, é vender e tocar a viola para a frente!

Falemos de coisas agradáveis!

Estes dias tenho deambulado pela Feira e no Sábado passado, enquanto tomava o pequeno almoço na esplanada da Pastelaria Arezes, prazer que cultivo assiduamente (ao Sábado), acompanhado da minha querida esposa e de alguns amigos mais, para pormos a conversa em dia e falarmos daquilo que nos aprouver; ouvi as músicas de Natal na rua, da responsabilidade dos lojistas da Feira e não gostei daqueles temas que passavam, até o disse muito frontalmente a uma boa amiga Lanhesense, que todos nós conhecemos e de quem posso afirmar, me considero muito amigo, assim como do seu marido, que ambos prezo e estimo, mas, gostaria de ouvir era um belo de um Frank Sinatra, ou um Tony Bennett, ou mesmo um Bublé a passar no "gira-discos". Hoje, terça, ouvi com prazer a fabulosa voz de Frank Sinatra nos altifalantes da Feira e confesso (mais uma confissão) que a Feira até me pareceu mais aprazível ao ouvir aquele senhor do "show" e da canção! Que bem, que bonito!

Os meus parabéns aos Lojistas da Feira, pelo bom gosto demonstrado e por fazerem com que esta [a Feira] se torne, nesta quadra lamechas, um local ainda mais belo e prazenteiro onde uma pessoa se possa passear!

Dá gosto passear pela Feira, acompanhados pelo som da única e inesquecível  voz de Sinatra! Está, por estes dias, com um ar muito mais charmoso, "fashion"!

Falta Tony Bennett e Michael Bublé e aí, sim, já gostarei um pouquinho mais desta quadra que me deixa melancólicamente triste...


Aí sim, vou fazer umas comprinhas natalícias nos lojistas Lanhesenses...


3 comentários:

  1. Meu caro amigo Sergio, sei que pela maneira que expressas tanto no primeiro comentario como no segundo que a votacao nao te afectou, mas, pelo contrario teu deu alento. Por ca tambem nas grandes supercies se ouve tanto o Frank como o Elvis! Do Natal eu estou de acordo contigo, eu nunca consegui gostar desta festa e evito festeja-la! Nao gosto, por motivos muito particulares que, nesta epoca, cala sempre em mim uma tristeza profunda, que por vezes, me leva a chorar enquanto obeservo a alegria das criancas!!!
    Amigo Sergio Um Abraco e passa uma noite de Natal como poderes e com um forte abraco meu-Horacio

    ResponderEliminar
  2. Abraço, caro amigo, imagino como deve ser maravilhoso na Broadway ouvir Sinatra!

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. Amigo Sergio como estou certo que vais gostar de ler a letra de F.Sinatra aqui vai:

    NY WAY

    And now, the end is near.
    And so I face the final curtain
    My friend,I will say it clear,

    I have lived a life thats full.
    I ve traveled each and every highway
    And more, much more that this,
    I did it MY Way.

    Regrets, I have had a few:
    But then again,too few to mention.
    I did what I had to do
    And saw it through without exemption.

    I planned each charted course:
    Each careful step along the byway,
    But more, much more that this,

    I did it MY WAY

    A minha Maneira

    Agora que o fim esta proximo
    Tenho que aceitar a ultima etapa
    Meu amigo, digo-o claramente
    E conto o neu caso de que estou certo,

    Vivi uma vida cheia.
    Percorri todos os caminhos,
    Mas o mais importante
    E que fiz a minha maneira.

    Arrependimentos tenho poucos
    De qualquer modo poucos para contar.
    Fiz o que devia fazer
    E vejo tudo isso sem culpa.

    Planeei todos os percursos
    Com cuidadosos passos
    Mas mais, muito mais do que isso
    Fiz isso a MUNHA MANEIRA

    Amigo Sergio Abraco do Horacio

    ResponderEliminar