terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ano novo, boa nova!

Uma boa nova apresento aqui no blogue, neste novo ano! Já aqui tinha referido a petição que tinha dado entrada no Parlamento, para que os Sr.s Deputados se dignassem aprovar a mesma, relativa ao facto de se colocar o Sobreiro como símbolo de Portugal. Nos últimos dias de 2011 a mesma foi votada e aprovada e, apartir deste início de 2012 o Sobreiro, conjuntamente com a Bandeira e o Hino (A Portuguesa), é símbolo do nosso País!

De todas, esta é a espécie arbórea que ocupa mais área no nosso país, perto de 737000 hectares e uma das mais rentáveis, basta para isso ver, que somos um dos maiores exportadores e transformadores de cortiça do mundo. Do Minho ao Algarve, dela dependem um sem fim de espécies com o qual partilham o habitat onde reina o Sobreiro e dele dependem, assim como continua a ser, um dos sustentos de um interior cada vez mais despovoado e morto, vitima de anos e anos seguidos de políticas erradas. Bem...não é tempo de criticar, mas antes de celebrar, acreditando que Portugal continuará a preservar e promover um dos [novos] símbolos naturais da nação!

Andarei atento, tentando descobrir uma espécie que em Lanhe ses, não se vê muito!

Fica aqui registada em Ano Novo, a Boa Nova! E que esta vitória seja classificada como ponto de partida e não de chegada, porque muito, há ainda por fazer em prol desta e de outras espécies arbóreas.

Aos milhares de Portugueses que assinaram a petição, às associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza, um muito obrigado!





Sem comentários:

Enviar um comentário