terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Biblioteca itinerante.

Desde que me mudei para Lanheses, sempre houve um facto que nunca consegui ignorar, aliás, até me deu muito prazer, reparar que para estes lados ainda é um acontecimento perfeitamente normal. Falo como o tema diz da Biblioteca itinerante.

Em conversa com a minha esposa, natural de Lanheses, descobri que desde há muitos anos a esta parte a Biblioteca Itinerante tem vindo regularmente a parar por estas bandas, tendo em vista o "mui" nobre intuito de promover a leitura e o livro. Desconheço no entanto a periodicidade com que passa por Lanheses, se mensalmente, se por trimestre ou outra modalidade até! Desconheço.

No entanto, apraz-me saber que a mesma contínua a passar por Lanheses regularmente e que algumas pessoas a continuam a utilizar. Eu não a utilizo, porque prefiro continuar a comprar livros; pois sou do género de pessoa que gosta de ler um livro e revê-lo várias vezes, sempre que a consciência o exige, assim como mantê-lo e criar uma generosa biblioteca particular, mas também tenho noção que muitos ainda continuam a utilizar este serviço. 

A Biblioteca Itinerante foi uma ideia original da Fundação Calouste Gulbenkian, criada em 1958 (extinta em 2002, vide excelente artigo na Wikipédia) de modo a levar os livros a tanta e tanta gente que por vários motivos se mantinha afastada deles e do conhecimento. Quem não se lembra daquelas carrinhas Citroên pejadas de livros que regularmente percorriam as estradas das aldeias de Portugal!



Tempos muito saudosos!

Tudo finda! É uma pena! Felizmente as autarquias nacionais aderiram a esta ideia e hoje são as edilidades dos vários municípios portugueses que promovem a leitura de livros com as suas Bibliotecas Itinerantes. Viana do Castelo e muito bem, não faz excepção!

A que nos visita regularmente, pertence à edilidade Vianense como comprovam as fotografias que lhe tirei e estaciona agora [já a vi anteriormente, muitas vezes na Feira], junto às instalações da Junta de Freguesia da nossa aldeia, na parte das traseiras. 






Aqui fica a informação, para quem lho interesse e votos de muitas e boas leituras. Porque, um livro para além de ser um amigo é uma porta aberta ao conhecimento e à sabedoria!


1 comentário:

  1. Foi assim que comecei... Classifico como PRIORIDADE MÁXIMA a leitura, na construção e formação de uma pessoa.
    Já lá vão 30 anos (meu Deus, como o tempo voa!!!). Ainda sinto o cheiro dos livros no interior da velha carrinha Citroen...
    Devo muito do que sou à Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian.

    ResponderEliminar