sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Praga. Um desabafo!

Hoje é dia 27 de Janeiro. Até aqui nada de novo! Mas, faz hoje precisamente um mês, que chegava a uma das capitais mais fabulosas que até hoje conheci, Praga. Capital da República Checa! Estava aqui sentado no calor da minha sala revendo todas as fotografias e vídeos que tirei nesta cidade e decidi publicar no blogue este desabafo, porque realmente, sinto saudades de Praga. Se calhar por (na altura) estar em gozo de férias e deixar-me fluir pelo "dolce fare niente", pelo calor do quarto de hotel, pelas qualidades gastronómicas de que a cozinha tipica checa goza, pelos vinhos fervidos, pela alegria de viver destas gentes que habitam um país gelado e se pavoneiam pelas ruas e esplanadas dos cafés da cidade, pelo extremo ambiente culto que se vive nesta cidade onde reina a música clássica e o jazz, onde os museus são quase todos grátis de entrada e estão abertos a toda a hora, onde as pessoas desfrutam dos transportes públicos (os tróleis, alguns memória do tempo do Pacto de Varsóvia) e da bicicleta e fundamentalmente do romantismo arquitectónico que as fachadas dos prédios e monumentos em Praga, nos transmitem!

Uma cidade linda! Romantica e que transpira cultura! Ora, para seguir para Praga apanhei o avião em Lisboa, na Portela e claro tive de seguir na segunda circular para lá chegar! Fazendo a comparação, entre ambos os locais, que diferença abismal! Lisboa, a capital do nosso país, cidade luminosa e bela é certo, mas que mostra precisamente porque temos nós uma divida externa tão avultada e em contrário comparando com os checos que têm a divida bem controlada e nem sequer aceitaram aderir à moeda única, mesmo que estejam integrados na UE.

Lisboa (a nova Lisboa) transmite a irresponsabilidade latina aos olhos de quem a aprecia! Construcções sem nexo, em altura, de todos os tamanhos e feitios, vias rápidas que se cruzam incessantemente, muitos quilómetros paralelos de asfalto (inexplicavelmente), dois mamarachos de cada lado da 2ª circular (uma ignóbil e de mau gosto ode ao betão em forma de estádios de futebol), milhares de carros caríssimos a circular furiosos em demanda nem sei de quê, gente apressada e stressada; enfim um péssimo retrato de um país que não tem um rumo definido! É isto que Lisboa nos transmite! É por isto que Portugal está a passar!

Em comparação os checos, mostram-se perfeitamente conhecedores e senhores do seu destino e das suas tradições, sentem orgulho nelas e não tentarão mudá-las de certeza, porque nota-se, é um povo que se sente bem com aquilo que tem! E tem muito para oferecer ao turista que na ignorância chega ao seu país e fica atónito com tanta simplicidade, mas ao mesmo tempo com tão bom gosto e tradição!

Praga, capital de uma cultura invejável, onde não abundam os carros de luxo comprados a crédito, nem tão pouco os estádios de futebol, apenas o sorriso estampado no rosto dos seus habitantes porque nesta cidade se vive...bem...

Se calhar estarão alguns a pensar - então se gostas tanto vai para lá! - não, não se trata disso, trata-se tão somente de conseguir admirar aqueles que foram governados com mão de ferro (a tal doutrina política tantas vezes criticada) lhes moldou o espirito e os impede de entrar em devaneios! Resultado? São senhores do seu destino...


Valha-nos a nós (quando desembarcamos em Lisboa, sentimos isso) o Sol e o calor que usufruímos anualmente, por viver no sudoeste da Europa...se calhar o mesmo calor que nos toldou as ideias!




















O desabafo está feito! Sinto saudades de Praga!



Sem comentários:

Enviar um comentário