terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vem aí muito frio.

A Europa está enregelada e a bater o dente, tanto é o frio que se faz sentir. O anticiclone do norte da Europa está a condicionar o tempo pelas mais diversas áreas do continente e na Sibéria as temperaturas desceram aos 50º negativos. Mesmo os Russos, que estão habituados a tempo muito frio estão a sentir na pele o súbito descer das temperaturas para níveis anormais aos que ocorrem normalmente nesta época, sempre baixos, mas não tanto! Vários países já contam o elevado número de mortes que têm ocorrido, por este motivo.

Esta vaga de frio que vem da Sibéria, ou seja do nordeste da Rússia está a atingir diversos países do nosso continente e Portugal, bem no sudoeste, não escapará a esta condicionante. Segundo avisos do IM (Instituto de Meteorologia) a partir de Sexta-feira as temperaturas descerão considerávelmente na ordem dos seis graus centígrados e vários conselhos têm vindo a ser divulgados. Espera-se geada forte e queda de neve acima dos 300/600mts de altitude (uma cota muito baixa, convenhamos) ou seja muito, muito frio! Alguns conselhos são: o acréscimo de uso de roupas mais resguardantes e em maior número, evitar a exposição prolongada a correntes frias e muito cuidado em casa com os aquecimentos a lenha por causa dos níveis de monóxido de carbono.

Vamos todos bater o dentinho, por isso se pede muita cautela.

Prevê-se uma melhoria significativa das condições atmosféricas lá para dia 7 de Fevereiro, com o mercúrio dos termómetros a aumentar na escala da temperatura do ar.

Fica o alerta, para quem lho interesse, aqui no blogue!

Será que vamos ter um manto branco em Lanheses? Pela proximidade ao Oceano tenho muitas dúvidas que isso ocorra, talvez quem sabe, à semelhança de Janeiro de 2010, a Sr.ª do Minho pelo menos, fique alguns dias coberta por um branco manto de neve!


Caso interesse deixo aqui o link do site "Earthcam", onde se podem ver várias cidades europeias cobertas por um manto branco. Desfrutem!


EarthCam - Webcam Network



Sem comentários:

Enviar um comentário