sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval!

Com a festa destinada aos mais velhos, que ocorreu nas instalações da Casa do Povo de Lanheses ontem, assim como hoje de manhã, ao som de música carnavalesca, os miúdos e graúdos do Centro Escolar Lanhesense, mascarados a rigor e em desfile pelas artérias da nossa aldeia, se dá por aberta mais uma vez a tradição anual da festa do Carnaval.

E eu, sou um forte adepto da mesma. Lembro-me de há muitos anos na freguesia de onde sou oriundo, a Meadela, nestes dias ficar pasmado a ver os mascarados a passear pelas ruas da [naquela altura] aldeia. Como me fascinavam. Lembro-me de ver os meus pais assim como tios e primos mais velhos, a engalanarem-se a preceito para correr o Carnaval e pregar umas peças aos vários amigos que tinham pela Meadela, espalhados. Cresci com este espírito de alegria e folia e quando chegou a minha vez, pus a máscara e não mais a quis tirar...ainda hoje me disfarço e corro com alegria o Entrudo!

Esta festividade anual é uma das tradições mais antigas de que à memória e pensa-se teve inicio com os povos Gregos, em agradecimento aos Deuses pelas boas colheitas que tiveram. A Igreja Católica também o adoptou, precisamente para antecipar a Festa da Páscoa, em que se pede por quarenta dias jejum e abstinência de carne nas refeições e muitos outros sacrifícios, simbolizando o martírio de Cristo e o que penou no deserto, antes de morrer na cruz. Por isso, Carnaval, é o mesmo que Carne Vale; vale a carne e tudo o que é exagerado, estamos na época em que tudo é permitido, em que podemos brincar e a folia e excesso são reis! Os antigos dispuseram destes dias, precisamente pelos rigores instituídos pela Igreja Católica, logo na Quarta-Feira de cinzas seguinte ao Carnaval, tempo de preparação e privação de muitas coisas pelo que estes dias eram devotados ao excesso dos prazeres carnais e espirituais. Sábia maneira de sabermos tirar proveito das situações (risos)!

Por cá cultivou-se o modo de nos mascararmos e partir para a folia, porque se é Carnaval, então ninguém leva a mal...

Eu cá, pretendo trocar por uns dias a máscara que costumo anualmente usar, por uma outra mais caricata e dedicar-me aos prazeres da carne e do espírito sem regras nem restrições...então não é Carnaval? Com certeza ninguém vai levar a mal!

Ahhhh...e Terça-Feira gorda (como se costumam apelidar estes dias de entrudo) "amigo" Passos, trabalhe-a você juntamente com os seus acólitos, porque eu cá, "meu amigo", estarei de pança cheia a degustar um magnífico, gordo e suculento Cozido à Portuguesa com todos, como esta quadra merece que a comemore...regado com tanto ou mais bom vinho...E NÃO A VOU TRABALHAR...(risos). E não venham os profetas da desgraça nem os "Velhos do Restelo" do costume, apregoar que o Carnaval não presta, devíamos era trabalhar, etc, etc, etc, mais o manancial de barbaridades que costumam com frequência verbalizar acerca desta festividade, porque todos, todos, temos direito a divertirmo-nos, quanto mais não seja, uma vez no ano...que mal tem afinal uma pessoa ter ânsia de se divertir? Nenhum! Acho eu! Aproveitem esta vida, porque ao contrário daquilo que nos é usualmente incutido, acabando-se esta, não teremos outra e o sono esse será eterno...ahhhh...e o dinheiro, por mais que tenhamos, ainda não compra vida! Nisso somos todos iguais pobres e ricos!

A todos os que gostam como eu, de Carnaval, votos de muita, muita folia e de muito, muito excesso...

Bom Carnaval!


Sem comentários:

Enviar um comentário