quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fevereiro.

Eis-nos chegados a Fevereiro, o mês destinado pelo calendário anual às grandes folias e à degustação de comidas elaboradas onde abundam os lípidos bem acompanhados de muito néctar de Baco; o Carnaval é isso mesmo, a época dos excessos anterior à fase de preparação para a meditação, que antecede a festa da Páscoa!

Este ano temos um Fevereiro composto por 29 dias, ano bissexto e com ele veio a chuva! Confesso; é realmente muito bom olharmos pela janela enquanto tomamos o café da manhã e vermos que lá fora chove...esta chuvinha vale ouro e faz muita falta porque em vários locais do país já se vivem períodos de seca moderada e extrema noutros! Incrível, mesmo estando nós a passar pelo Inverno!

As previsões não auguram nada de positivo e prevê-se que esta tímida chuva, dê já amanhã lugar a dias solarengos de novo e de muito, muito frio, como já tinha anunciado aqui noutro tópico.

Uma breve consideração!

Ontem de noite, quando chegava a casa do meu local de trabalho e quando a grande maioria de Lanheses dormia já, apercebi-me através do sentido do olfacto, com o tempo baixo e coberto por nuvens, do desagradável e intenso cheiro que vinha dos lados da zona industrial; um cheiro a uma espécie de borracha a ser derretida misturada com metal...NAUSEABUNDO! Na Granja onde moro era insuportável! Tal e qual o mesmo cheiro que se sente junto às industrias de produção de componentes electrónicos e para automóveis!

Deixo a pergunta no ar, será que estas empresas instaladas na nossa zona industrial e que vêem poluindo o ar de Lanheses sistemáticamente, tem sido inspecionadas no que toca à preservação dos correctos níveis de emissões poluentes que emitem para o exterior? Haverá alguma entidade reguladora a controlá-las...???

Dado o cheiro que se sentia, acredito bem que não ou que, alguma coisa ontem estava para aqueles lados a correr muito mal!


O simples de facto de as ditas empresas proporcionarem emprego, progresso e uma certa estabilidade económica às populações onde se inserem, não justifica simplesmente que poluam a seu belo prazer, por isso considero que fiscalizações mais rigorosas necessitam-se. Esta noite o cheiro era insuportável!!!

Não quero com isto alimentar polémicas, nem tão pouco sou um fundamentalista que ache que a zona industrial deveria ser desmantelada, antes pelo contrário, mas partilho a ideia de que economia e ambiente têm de seguir o caminho de mãos bem entrelaçadas...se não, daqui a uns anos, a população lanhesense, que até tem vindo a falecer em idade bastante avançada (salvo lamentáveis excepções), cairá no risco de num futuro próximo vir a morrer em idade muito precoce pelas mais variadas causas cancerígenas, vitima da inerência poluente de alguns centros fabris e isto, a meu ver, é completamente criminoso...pagaremos todos uma alta factura, nomeadamente nós, que somos os mais jovens!


Deixo aqui o alerta, portanto!







Sem comentários:

Enviar um comentário