quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Há sempre esperança...

No mundo vegetal existe sempre uma réstia de esperança e muitas vezes a morte mais que anunciada, se traveste em nova vida, contrariando precisamente as leis do mundo natural. Mundo esse do qual somos parte integrante. Se calhar uma espécie de elo mais fraco, mesmo que nos achemos o mais forte! Tenho visto algumas árvores decepadas nas zonas do rio e da veiga, ficando por vezes deveras surpreso com a resistência que os vegetais demonstram quando se fala de encarar a morte. Já aqui no blogue tinha falado de um ou outro caso e desta vez trago mais um. No bosque de Linhares, mesmo junto às tépidas águas do "Olho", na afluência de três caminhos, ocorre um tronco podre e decepado de Amieiro (carece de confirmação porque não dá para analisar pelo tronco, somente pela folhagem que de momento não tem), com o passar dos anos perdeu todo o seu vigor e se tornou moribundo, ou então foi vitima de acção humana. O pobre desgraçado, já nada mais teria para oferecer a não ser deixar-nos na memória com a existência desse toco podre, o facto de por muitos anos nos ter sido deveras útil. Pois é. Coisas da Natureza! Contrariando toda a lógica natural eis que reparo que desse mesmo toco podre e de mau aspecto, brotou nova vida e um tronco de jovem árvore se ergue mais hirto que um esteio daqueles feitos de pedra, como abundam pelos nosso campos de cultivo! Extraordinário!

Cá está o conjunto de que falo.
O jovem exemplar já apresenta ramificação generosa e, se mão humana não o decepar, teremos certamente mais uma árvore que nos servirá com sombra e oxigénio, por mais uns belos anos. A capacidade regenerativa da Natureza é de espantar e olhando para este conjunto podemos, pelo menos tirar uma ilação; se a Natureza recicla e se regenera, porque não tomámos o seu exemplo e o pomos em prática diariamente?

Se o seguirmos, as gerações vindouras não encontrarão um planeta penhorado, como se arriscam a encontrar, vitima das atitudes irreflectidas de hoje, por parte do ser humano...

Sem comentários:

Enviar um comentário