domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mais um filme! A Dama de Ferro.

É impressionante que ao dedilhar o nome na Internet de uma pessoa, uma mulher, de nome Margaret, que governou com mão de ferro um dos mais famosos e controversos países da Europa, logo surja em primeiríssimo lugar na lista de sugestões o nome de Margaret Thatcher. Ela que foi uma mulher que governou num mundo governado por homens e a todos sem excepção fez frente nunca mostrando fraquezas, em pleno clima de Guerra Fria, entre as superpotências URSS-EUA! É preciso ser-se no mínimo magnânimo, para que passados vinte e dois anos sobre o final do seu último mandato (1990), o seu nome ainda seja um dos mais pesquisados da Internet.

Estes dias, mais precisamente a nove de Fevereiro estreará nas salas de cinema nacionais, um filme sobre a sua personagem com o titulo "The Iron Lady" (A Dama de Ferro), precisamente o epíteto pelo qual ficou conhecida dada a sua personalidade fria e austera que ostentava todos os dias e pela qual pautou toda a sua longa governação (11 anos, 1979-1990) aos comandos dos destinos do Reino Unido e enquanto líder do Partido Conservador.

Não sendo um admirador das suas políticas, aliás condeno veemente a sua governação extremamente neo-liberal e que conduziu ou abriu as alas para que o planeta esteja no estado económico em que está, a viver tempos de capitalismo e liberalismos selvagens; basta ver que um dos seus principais objectivos e o prioritário de governação era a baixa radical da inflação que grassava no Reino Unido, nunca o tendo conseguido, por isso fraquejou; foi esta mesma senhora que criou o terrível "poll-tax" (um imposto regressivo onde os mais pobres em proporção pagavam tanto ou mais ao Estado comparados directamente com os mais ricos) e foi ela que tomou a medida radical de retirar das escolas o leite que era fornecido gratuitamente pelo Estado. Sou no entanto, um admirador confesso da sua personalidade austera e fria, qualidades a meu ver inerentes por natureza a alguém que se queira líder de um país! Cresci nos idos e saudosos anos oitenta, habituado a ver no único canal televisivo nacional de então, os discursos duríssimos desta mulher sempre autoritária e assustadora para mim (aquela pose e o cabelo incomodavam o meu espírito), nessa altura em que era um menino inocente! Passei a admirá-la pessoalmente e ficava siderado quando a via falar na TV enfrentando tudo e todos plenamente convicta de que ela é que estava certa e mais nada! Esta mulher comandou o Reino Unido a uma guerra com a Argentina e venceu-a, a célebre Guerra das Malvinas (Falklands), combateu ferozmente os sindicatos, os direitos instalados dos trabalhadores e as políticas sociais (por isso nunca admirarei as sua políticas liberais), aboliu o salário mínimo, condenou em público Brejnev e a URSS aquando da Guerra do Afeganistão, o que afastou os dois países que ainda hoje mantêm uma relação muito distante e de altos e baixos (Brejnev, respondeu-lhe à altura, tal como a Reagan), levou a Inglaterra a uma recessão sem par, o desemprego aumentou drásticamente e muitos Bancos faliram para no final, recusando a união com a Europa (se calhar um tal de orgulhosamente sós) perder todo o apoio, até dos seus pares e, teve de se demitir! Foi o final da era da Dama de Ferro que hoje aos oitenta e sete anos é um velhinha que sofre de grandiosas perdas de memória, provocadas pela demência, doença que a afectou. Trágico para uma mulher que sempre se pautou pela sobriedade... e mantém aquele tipico e austero penteado que a mim , enquanto menino, tanto assustava!


Por tudo isto e pela admiração que mantenho por esta mulher admirável, quer se goste quer não (politicamente, eu não gosto, abomino); acho que vou quebrar o enguiço que mantenho com as salas de cinema e se calhar vou espiar o filme com (ao que parece) mais uma magistral interpretação da eterna nomeada aos Óscares, Meryl Streep e rever a história de uma mulher que me lembro, tanto marcou o Século passado e minha meninice! A Dama de Ferro!

Acerca dela, Reagan juntamente com ela os dois maiores líderes conservadores, liberais e anti-comunistas; disse um dia - É o homem forte do Reino Unido!

Com isto está tudo dito acerca desta personalidade única e nossa contemporânea, que ainda hoje é marca e caracteristica das politicas mundiais! Ela com a sua governação abriu as portas ao capitalismo selvagem e por isso, da minha parte, só a posso condenar...embora pese o facto de admirar a sua frieza de personalidade!

Mulher que governou num mundo governado por homens! Acho que desta vez, vou mesmo ao cinema...




Sem comentários:

Enviar um comentário