terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Xadrez do Mundo!

Há um jogo de lógica e estratégia que muito gozo me dá jogar, o Xadrez. Neste jogo podemos pôr à prova todas as nossas capacidades intelectuais, em jogadas de ataque e defesa, tendo em vista sempre o grande objectivo do mesmo, derrubar o Rei adversário!

A nível mundial joga-se uma das partidas mais delicadas que até estes tempos tenho visto e não tardará muito (posso estar redondamente enganado) os peões e os cavalos posicionar-se-ão para avançar em direcção ao inimigo! As primeiras movimentações já se efectuaram e os cavalos já avançaram em "L", de modo a que ambos os flancos fiquem bem guarnecidos. A norte, as Coreias também terão uma palavra a dizer e os seus Bispos já circulam lestos, em diagonal! De um lado do tabuleiro temos os eternos representantes do Imperialismo, coadjuvados pelo seu eunuco e mordomo de serviço do costume; falo claro está, dos EUA e de Israel. Do outro lado temos o Irão, do tal Ahmadinejad que se sente no direito de também ter energia nuclear! E porque não? Se os outros também o têm! Secundado por um poderoso e secreto exército de muitas Rainhas (peça fundamental no tabuleiro de xadrez) onde bem camufladas estão a Rússia e China, defendendo os seus interesses pessoais! Aliás, não muito distante, um peão de nome Bashar Al-Assad, na Síria desafia já o exército inimigo do sempre libertador e democrático imperialista, bem guarnecido (o Bashar) pelas hostes dos anteriores, Rússia e China!

Ou seja, as primeiras peças já se movimentaram e estão ardilosamente posicionadas, de modo a que, despoletando-se o primeiro ataque vindo de uma das partes beligerantes neste tabuleiro universal, o conflito seja lançado e ela, a tão temida refrega onde, peões, cavalos, bispos, torres, Reis e Rainhas, combaterão em fúria desmedida, espalhando o terror, sangue e dor, darão inicio aquela que será a terceira guerra mundial! Não tenho dúvidas, porque em jogo estão interesses antagónicos de proporções inimagináveis...As peças já estão todas no tabuleiro, algumas até já se têm movimentado, falta agora saber quem tentará o primeiro xeque ao Rei!

Uma coisa é certa, tal como no xadrez, os ataques ainda têm sido muito tímidos, muito estudo, muita observação e algumas simulações fugazes mas, basta um dos oponentes errar e tenho como certo que a movimentação será maciça, não havendo direito a perdões por jogadas mal encetadas...o xadrez é isto mesmo, um jogo apaixonante, mas com uma condição trágica, uma das partes fica sempre a perder, um dos Reis morre sempre...precisamente aquela que erra sem que tenha delineado muitíssimo bem a sua estratégia! Se não fosse assim, o jogo não teria razão de ser!

As peças estão lançadas e não auguro nada de bom para o futuro da humanidade...quem disse afinal que a Guerra Fria tinha terminado com a queda da URSS!?!

Assim se vai jogando o Xadrez do Mundo...







Sem comentários:

Enviar um comentário