sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um saudosismo...

Em 1982 era um menino com oito anitos, escola primária, joelhos e canelas esfolados pelas brincadeiras com os demais amigos da trisca (não confundir com troika) e das loucas corridas de bicicleta! Nessa altura a música pop e rock nacional, davam os primeiros passos e surgiam na cena musical vários grupos desde o Grupo de Baile e o seu "Perfume Patchouli", Rui Veloso (o eterno), Jafuemga (e a maravilhosa voz de Luís Portugal), Pedro Ayres Magalhães e os míticos Heróis do Mar, os Xutos começavam também a entrar na cena musical, os GNR, Rádio Macau e a Xana, o inimitável António Variações, entre outros que poderia estar aqui horas a nomear!

Mas havia um grupo que se destacava dos demais, quer pelas letras das suas composições, quer pela melodia das suas músicas! Sétima Legião! Grudava na TV, quando nos programas do Júlio Isidro ao Domingo à tarde, eles iam lá tocar! Adorava e ainda hoje adoro as suas músicas de fazer inveja e corar de vergonha, certos supostos cantores e cantoras da nossa praça, que dada a tecnologia que hoje têm ao dispor para criar, comparando com a que existia há trinta anos atrás, não criam coisíssima nenhuma a não ser umas balelas mal feitas e péssimamente mal entoadas. Rodrigo Leão, que na formação da Sétima Legião era o viola-baixo, ainda hoje dá cartas e com uma qualidade indescritível!



Fico feliz por saber, que em 2012, passados trinta anos da data da sua formação, a Sétima Legião se vai juntar de novo para comemorar a efeméride com uma série de concertos com datas já agendadas e tentarei vê-los ao vivo na Casa da Música no Porto dia 29 de Abril (para quem interesse). Em Lisboa, será a dia 4 de Maio no Coliseu de Lisboa.

Deixo o vídeo de uma das mais líricas músicas portuguesas de todos os tempos, quem sabe talvez, a mais de todas...

A vinte e nove de Abril, ao ouvir este tema, sei que chorarei de novo (os homens também choram), quer por lembrar a minha doce meninice, quer ao pensar...- mundo, naquilo que nos transformámos!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário