sábado, 3 de março de 2012

Nauseabundo!

Uma hora e picos da madrugada.

Fumo calmamente um cigarro no exterior da minha moradia (hábito que decidi criar em abono da minha saúde e da quem comigo partilha este lar), aprecio a nocturna abóbada celeste (que silêncio mórbido, o da noite) composta por uma mistura de nuvens e algumas estrelas à mistura e apercebo-me que vem aí chuva. O tempo está baixo, pesado, a noite ligeiramente mais quente (prenúncio de chuva) e lamentávelmente sinto um NAUSEABUNDO cheiro a uma espécie de borracha queimada, tão, mas tão intenso, que me incomoda até o cérebro! É o género de cheiro que fica no ar quando fazemos uma queimada e no final, com a fogueira extinta, ainda se sente aquele cheiro fétido a material incinerado!

Lanheses dorme descansada [presumo eu, isto de noite tem andado tudo menos calmo...], enquanto que cá fora o ar está irrespirável! Não se interroguem se têm sentido muitas cefaleias ultimamente, pois as mesmas estarão -talvez- ligadas ao pestilento cheiro que vem dos lados da zona industrial e que se vem sentindo há já várias noites seguidas!

É incrível como numa aldeia tão bela, tão verde, como o é Lanheses, a comunidade não se revolte e interceda a quem de direito, para que medidas sejam tomadas de modo a que esta peste nauseabunda que se faz sentir muito repetidamente, cesse de uma vez por todas! Isto é abominável! Já ouviram falar em electrófiltros? Pois é, nestas unidades, justifica-se de todo a sua existência e correcto funcionamento, tendo em vista a total eliminação de poluição atmosférica ou diminuí-la drásticamente!

A aldeia só tem a perder com estas ocorrências nefastas e pergunto-me - que será da saúde de todos nós daqui a uns anos, respirando muito repetidamente estes cheiros pestilentos, diria que, assassinos!
Com certeza não será muita, ou até nenhuma!

Esta matéria a mim deixa-me extremamente preocupado e também perplexo! Este cheiro nauseabundo empesta os nossos pulmões e consequentemente vai corroendo o interior do nosso corpo! Como consequência a longo prazo, não será de estranhar que a taxa de mortalidade em Lanheses daqui a uns anos, seja em grande percentagem dominada pelos casos de câncer...preocupante, mesmo!


 
Algo terá de ser feito!

Acabo o meu cigarro e enclausuro-me em casa...pelo menos não sinto a peste que anda no ar...

Lamentável, num lugarejo tão agradável para se viver!


PS - Ainda há pouco tempo referi esta matéria noutro tópico, mas, sem querer ser repetitivo, acho necessário voltar a referi-la, porque este cheiro é realmente pestilento e só faz mal! Falarei sempre que achar necessário, fica portanto o aviso!

Sem comentários:

Enviar um comentário