domingo, 1 de abril de 2012

1 de Abril.

Em primeiro lugar, hoje é dia de se pregarem partidas a todos com quantos nos relacionamos bem, quer no nosso circulo de amizades quer com todos aqueles por quem nutrimos um carinho especial e pregar umas "petas" bem pregadas porque hoje é dia da mentira...hoje posso mentir à vontade! (risos)

Em segundo lugar e coincidência calendarística, hoje também, para o mundo católico é dia de ramos, dia das madrinhas receberem um ramo dos(as) afilhados(as) e  dia de preparação para a festa da Páscoa, que daqui a sete dias estaremos a viver, comemorando-se neste dia a entrada triunfal de Jesus na cidade santa de Jerusalém segundo o que vem redigido nas Sagradas Escrituras, quer se acredite, quer não se acredite! Não deixa no entanto de ser, uma data importante e o mundo católico, à semelhança das outras grandes religiões se prepara para uma das suas festividades maiores!

Lembro-me, quando era pequenino (e vou fazer uma alusão à freguesia de onde sou oriundo, a Meadela) que este era um dia com especial significado...era o dia em que antes da celebração da Eucaristia Dominical, vindos do Lugar do Calvário em cortejo, um séquito de homens, mulheres e crianças, envergando nas mãos as folhas de palma (tal e qual há dois mil anos atrás em Jerusalém) e palmitos, lembro-me de ser agraciado com um todos os anos para utilizar neste cortejo, oferta da minha Madrinha,  precedidos pelo som dos bombos e trompetes da Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, desciam todo um caminho de quase um quilómetro naquela que era a simbolização meadelense da entrada de Cristo na já referida cidade santa, para no final entrar Cristo, simbolizado na Hóstia, na Igreja Paroquial pelas mãos do Sr. Padre Vilar (Monsenhor Vilar) ao som de gigantesco rufar de bombos solenizados com o inconfundível toque do trompete.
Era um momento quase apoteótico...e de forte teor religioso!!!

Confesso que aquele modo de celebração "mexia" muito com o meu intelecto. Perturbava-me até! Entretanto os anos foram passando, a razão impede que o homem de hoje, que já foi menino, acredite em certas coisas que de facto estão muito mal documentadas (e se calhar) a tal entrada triunfante de um simples homem montando um jumento, numa cidade como Jerusalém, não tenha nunca acontecido; mas no meu caso, (verdades ou mentiras à parte) ficou a doce lembrança de um dia que se queria bonito e amplamente festejado...Marcou-me para sempre a forma doce, deliciosa e efusiva como na "minha" aldeia era festejado o Domingo de Ramos! E ainda hoje tenho essa doce lembrança que recordo com muito saudosismo...é um dos meus grandes defeitos (encaro-o como tal) ser extremamente saudosista; se calhar por ter sido criado com tanto amor e carinho e por ter uns pais que me proporcionaram uma bela e terna meninice...portanto...sendo todas as minhas lembranças daqueles tempos, bonitas...

Cada terra terá o seu costume ou uso na forma como festeja este dia, Lanheses tem o seu, que desconheço (grave falha), tendo só algumas referências por aquilo que me contam, mas tenho certo que aos jovens e meninos(as) da aldeia, lhes seja neste dia também, proporcionada uma festa linda e terna, como certamente Lanheses lhes saberá providenciar...daqui a uns anos serão eles, tal e qual como eu (pelo menos os mais saudosistas), a terem a doce lembrança deste dia tão bonito, mesmo que saibamos que Jesus quando entrou em Jerusalém sabia muito bem que caminhava a passos largos para o seu calvário...e que isto de bonito não tem nada...estranho facto este de se celebrar com alegria a morte de alguém!?! Claro que esta alegria se baseia no acontecer de uma posterior ressurreição!

Votos de um dia muito feliz na companhia dos vossos familiares porque acima de tudo esta festividade vem pregar, mesmo com a celebração do trágico acontecimento da morte de Cristo, vem pregar como dizia; o amor entre todos, não deixando a festa da Páscoa de ser isso mesmo, uma festa para a reunião familiar para a reunião com os amigos e demais conhecidos e aproveitarmos para fomentar os laços de amor e de carinho que devem prevalecer entre as pessoas, convivendo amigávelmente, trocando abraços e cumprimentos...facto que nestes tempos modernos se está a perder em elevado número...


Bom Domingo de Ramos e ao mesmo tempo bom dia das mentiras! Não se esqueçam de pregar, a quem das vossas relações, umas partidinhas inofensivas...






Sem comentários:

Enviar um comentário