domingo, 29 de abril de 2012

Dia 29 de Abril, dia da Freguesia, dia de Lanheses.

Ocorreu hoje na sala da biblioteca nas instalações da Junta-de-Freguesia a sessão solene comemorativa do dia da Freguesia com o lançamento do livro "Lanheses - a preto e branco", uma forma singela de homenagear todos os anónimos lanhesenses que muito contribuíram com as suas vidas para o que, esta aldeia muito orgulhosamente, hoje é!


A sessão iniciou-se com o discurso introdutório do Presidente da Junta, Professor Ezequiel Vale, ao qual sucederam em apresentação do livro, Dr. Benjamim na apresentação do mesmo e da Drª Maria José, vereadora do pelouro da cultura da CMVC, tecendo considerações sobre a iniciativa e evento.






Pelo meio houve direito a um momento muito bonito, onde algumas mulheres lanhesenses, entoaram com viva e bela voz, as belezas da nossa freguesia... e houve também direito a discurso por quem achasse por bem fazê-lo, nomeadamente por parte daqueles que abrilhantaram este livro com a sua participação!






 
Lotação esgotada! Assistência numerosa e muito atenta a todos os discursos proferidos! 










 
No final, após grandiosa salva de palmas pela iniciativa houve lugar a um verde-branco de honra!


 
Do livro, o que dizer? Já o li na integra e posso afirmar que é no mínimo delicioso! De muito fácil leitura e fenomenalmente ilustrado com fotografias do passado lanhesense, fotografias de toda uma comunidade que com muito afinco e muita dedicação, tem feito de Lanheses a aldeia próspera que tem conseguido ser, todos estes anos passados, assim como tem muito bem acompanhado estes tempos modernos, com imensa sabedoria e enorme participação cívica! Os textos e poemas que o compõe são da autoria de alguns lanhesenses convidados a nele participarem e destacam vários aspectos culturais da nossa comunidade assim como físicos da nossa aldeia, parcialmente falando (e perdoem-me o desabafo), comovi-me extremamente com o texto escrito pelo Sr. Armando Tinoco (Vianinha) retratando o retratista...soberbo! 

Como diz o livro, a história não acaba aqui! E todos continuaremos, com as nossas acções e actos quotidianos, para que o mesmo se transforme numa narrativa aberta e mais livros venham no futuro a surgir!

Parabéns ao executivo lanhesense pela original iniciativa que uma vez mais vem trazer a todos nós, a cultura e história, que são uma das grandes marcas de qualquer comunidade que se queira afirmar como tal!


VIVA LANHESES, VIVAM OS LANHESENSES!


1 comentário:

  1. esteve presente. tudo esteve bem. o mais importante é obra que fica para o futuro.obra de excelente qualidade. dá enorme gozo e prazer pelas imagens e pela simplicidade da escrita. é algo que nunca mais se apaga e atravessa gerações.parabéns Lanheses. parabéns com entusiasmo e agradecimento ao executivo. cristina sousa

    ResponderEliminar