sábado, 14 de abril de 2012

Fim-de-semana chuvoso...

Avizinha-se um fim-de-semana deveras chuvoso (e ainda bem pois tem feito muita falta); enquadrado com esta chuva de Abril, o meu espírito pede-me música e vou aproveitar para ouvir alguns álbuns que tenho na minha "discoteca caseira" de modo a relembrar tempos idos, memórias doces e ternas, assim como deixar-me estar por casa fumando uns cigarros e bebendo uns copos, ao som daqueles de quem sou fã.

"Recordar é viver" - já dizia o célebre Vítor Espadinha.

Enquanto fumo mais um prego e escrevo aqui no blogue, estou ao mesmo tempo a ouvir um dos cantores que mais influenciou a minha juventude...isso mesmo...Tom Waits, dono de uma inconfundível voz de fundo de cabaret, roufenhamente sensual e conotado com uma das maneiras de ser mais estouvadas dos tempos modernos! Phonix, tanta depreciação não lhe tira o mérito de ter empregue na música a nível mundial, tanta genialidade! Um estigma que atinge somente alguns predestinados...

Sou um incondicional fã da sua maneira ajabardada de vestir, do terrível hábito de fumar cigarro atrás de cigarro, dos palavrões atirados ao vento em dias de tempestade, mas sobretudo do seu lirismo e da sua maneira de fazer poesia, que lhe permitiu compor algumas das mais belas baladas que um dia ouvi...aprecio de sobremaneira, quando ao vivo as entoa (ou entoava, no passado, a idade agora pede mais juízo) completamente bêbado...Waits, não cantava embriagado, cantava mesmo bêbado...essa é a melhor palavra a ser empregue num génio da música que empanturrado em whisky ainda era mais charmoso e a sua música mais sensual! Aquele piano vibrava, especialmente no tema de 1977 "The piano has been drinking"...

Fica o vídeo do tema que estou a ouvir enquanto escrevo estas linhas aqui no blogue- Step right up - Tom Waits...


Que violência explosiva, mas extremamente saudável, a do contrabaixo em confronto com o saxofone...somente um génio comporia assim...

Também tenho o direito de me "emborrachar" com o som de Waits misturado com o da chuva que está caindo lá fora...

Que bom é, ouvir estes dois maravilhosos sons, o da chuva de mãos dadas com o de Waits composto há uns quase, quarenta anos atrás! Passados todos estes anos e uma infinidade de álbuns editados continua como o "Vinho do Porto"...quanto mais velho...MELHOR!!!!


Lá vai mais um prego...




Sem comentários:

Enviar um comentário