domingo, 22 de abril de 2012

Tertúlia!

Na magnífica sala da biblioteca, da Junta de Freguesia de Lanheses, decorreu num ambiente extraordinariamente informal, este Sábado à noite, aquela que foi uma das primeiras tertúlias a realizar em Lanheses, inserido num ciclo de tertúlias que a Junta de Freguesia calendarizou para este ano! A tertúlia é uma reunião de amigos que se reúnem de forma mais ou menos regular para discutir variados temas e variadas matérias, acompanhadas ou não por comida, bebida e café! Longe vão os tempos em que nos cafés se discutiam, em animadas e fumarentas tertúlias, a vida e política deste país! Posso referir como alguns dos mais famosos tertúlianos deste Portugal, nomes de variados escritores tais como; Eça, Bocage, Camilo, Antero de Quental, entre muitos outros!


Foi o que aconteceu ontem em Lanheses!

Dispersos por algumas mesas, postas para o efeito, os convivas, ou tertúlianos (como queiram chamar) conviveram entre si, acompanhados à mesa por bom vinho branco e tinto, assim como com variados petiscos, ouvindo canto lírico, entoado por uma jovem de voz maravilhosa acompanhada por um magistral executar de piano por parte de um excelente pianista; ambos quadros técnicos da Escola de Música Amadeus (Ana Ferreira, voz e Paulo Pinto ao piano), abrangendo um universo musical que pairou sobre temas de música portuguesa assim como alguns temas mais jazzísticos! 

Nos intervalos musicais aproveitaram-se as deixas, para que depois dos brindes entre os tertúlianos com vinho branco e tinto, fossem lidos alguns textos escritos por alguns ilustres lanhesenses e que farão parte do livro que a Junta de Freguesia pretenderá publicar, aquando da comemoração do Dia da Freguesia, 29 próximo, alusivos a Lanheses e todas as suas temáticas envolventes. Quanto a isto não vou entrar aqui, em mais pormenores.

Foram momentos muito bonitos, os de leitura (assim como os outros), onde se aproveitou e muito bem, para também se lerem textos de poesia, obrigatória de figurar, quanto a mim, em qualquer tertúlia que se preze e onde se aproveitou para homenagear todos aqueles que já partiram, mas que com o seu labor muito fizeram para que Lanheses progredisse, continuando apostada e bem, a acompanhar o desenvolvimento dos tempos modernos!











Foi servido jantar a condizer, regado com o já mais que falado vinho e no final, foi tempo de aconchegar o estômago com um leque muito variado de saborosas sobremesas. De referir que tudo foi preparado com a boa vontade dos funcionários da Junta de Freguesia, que com felicidade aderiram gratuitamente a esta iniciativa e muito bem mostraram todo o seu empenho! A eles - Parabéns!

Na minha opinião, para ser a primeira tertúlia, correu muito bem, apesar de alguns tertúlianos ainda se mostrarem um pouco inibidos, mas, com o tempo e o traquejo necessário a estas actividades, certamente tenho por certo que no futuro se desinibirão, para participarem de corpo e alma nestes convívios, sempre muito salutares!

Excelente iniciativa esta por parte da Junta de Freguesia de Lanheses, que uma vez mais se vem mostrar na vanguarda intelectual e cultural da aldeia.  




Fabuloso património que se pode ver exposto nesta sala!

Não seria de todo justo da minha parte sem que terminasse fazendo uma referência à sala onde os tertúlianos conviveram, a Sala da Biblioteca; ricamente ornamentada com fotografias (algumas delas autênticos quadros com muitas décadas) alusivas à vida desta comunidade, que é a comunidade lanhesense!


Os meus mais sinceros parabéns ao executivo da Junta de Freguesia por mais uma brilhante iniciativa!


Mal posso esperar pela próxima tertúlia...




Sem comentários:

Enviar um comentário