terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - DIA do TRABALHADOR!

Cento e vinte e seis anos nos separam da data (1 de Maio de 1886) em que centenas de trabalhadores na cidade americana de Chicago marcharam pelas ruas, em protesto, reivindicando a diminuição da jornada diária de trabalho para oito horas, contra as doze, que na época, eram as de lei; exigindo também mais e melhores regalias que valorizassem e compensassem o esforço que diariamente lhes era exigido nas fábricas onde laboravam, precáriamente (diga-se)! Em virtude deste mais que legítimo protesto, foram pelas autoridades, chacinados tendo alguns deles vindo a falecer; doze, mais precisamente! Convencionou-se então mais tarde (não vou aqui expor toda a componente histórica) e por influência da Internacional Socialista Francesa, com a aprovação da nova legislação laboral em França e pelo facto de a Rússia ter também adoptado este dia como Dia Feriado, que esta data seria de então para cá dedicada a todos quantos trabalham, seria data de homenagem a todos os trabalhadores, porque, desculpem lá a sinceridade, somos nós trabalhadores, (categoria onde me insiro e com que muito me orgulho e me identifico) com a força dos nossos braços e o tacto das nossas mãos que fazemos com que este mundo "pule e avance" tal como enfatizava o poeta António Gedeão!

Em muitos países este é um dia feriado e de homenagem aos seus trabalhadores! Portugal, não faz excepção!


Escolhi propositadamente esta ilustração para homenagear todos os meus camaradas trabalhadores, porque mostra muito do espírito deste dia! Mostra-nos a mão, um dos principais intervenientes no processo produtivo, sem ela e sem a sua força não faríamos nada e mostra-nos também (muito em especial a nós portugueses), a liberdade, através do cravo vermelho, que continua a ter tanto e tanto significado para nós!

Infelizmente andamos a retroceder no tempo e nunca como agora os direitos e regalias conquistados pelos trabalhadores, com sangue, suor e lágrimas, estão a ser retirados (roubados) com a mentirosa argumentação de uma suposta crise de capitais e da sua mais que conveniente protecção!  O capital não precisa de ser protegido, precisa, isso sim, de ser aplicado com extrema competência, rigor e transparência na qualificação dos trabalhadores, na justa remuneração dos mesmos, ao invés do que se tem vindo a praticar; promovendo uma precariedade impensável e uma redução substancial na qualidade de vida daqueles que, honestamente, à custa do seu trabalho ganham a vida...isto dava pano para mangas! Mas fico-me por aqui...

Camaradas e amigos trabalhadores estes são tempos de luta, tempos em que a união fará a força, certamente e juntos lutando, conseguiremos atingir as nossas pretensões! Com milhentos sacrifícios, é certo, mas essa é uma condição inerente à mais que bárbara natureza humana...infelizmente!


Trabalho e remuneração justas, SEMPRE! Desemprego e condições precárias, nunca!



VIVA A LIBERDADE, VIVAM OS TRABALHADORES!



FELIZ DIA DO TRABALHADOR!


Sem comentários:

Enviar um comentário