sexta-feira, 11 de maio de 2012

Até amanhã, se Deus quiser.

Sempre que saio do refeitório na empresa onde trabalho, após ter degustado o jantar seguido do tradicional café do final do dia, cruzo-me sempre com a simpática e prestável funcionária da limpeza, a qual cumprimento como é hábito com um sonoro - Ora então, até amanhã e continuação de boa tarde. Todos os dias sou bafejado em resposta, pela simpática senhora, com um lento mas bem afirmado - Até amanhã, se Deus quiser.

Hoje não foi excepção, mas ao contrário de outros dias, descendo a escadaria exterior da cantina, seguindo em direcção ao meu posto de trabalho, para de novo ocupar o lugar por mais quatro horas e levando um cigarro aos lábios; dei por mim a pensar numa coisa simples, caricata, embora por ventura, usada diáriamente por muitos de nós. Faço minha, uma das excepções. Enquanto apreciava a beleza que é o final de tarde com tempo bom, mesmo que inserido no ambiente de uma grande indústria como aquela onde trabalho, apreciando o arvoredo e a passarada a cantarolar nos jardins da mesma, dei por mim a pensar enquanto caminhava e fumava pachorrentamente - Porque diz a Rosa (assim se chama a muito magra e simpática senhora da limpeza) sempre que me despeço dela,  até amanhã, se Deus quiser! 

 E se Deus não quiser!?! Será certamente, o cabo dos trabalhos...presumo...

Em primeiro o diz assim, por uma questão de cortesia e educação, as quais aprecio e respeito, tanto mais que é uma resposta ao meu cumprimento; um dia, assim todos fomos ensinados, por certo! Em segundo, por ter ciente que influênciada por séculos e séculos de catolicismo e de gerações atrás de gerações que têm vindo a professar esta fé, no nosso país, onde o catolicismo está fortemente enraizado e é religião oficial, a dita senhora se presta a uma afirmação plena de historicidade e de significado, pois lá no fundo, o que ela está a dizer é que Deus continua a ser o mandante de todas as coisas e isso ela venera e mais importante, nisso crê! Em terceiro, mas não menos importante e característica marcadamente das gerações mais velhas, esta afirmação tão usada na vida quotidiana por milhares de portugueses(as), ainda é influência do cinzento regime que foi destituído em Abril de 74, que incutia em cada cidadão, em cada família, uma crença fervorosa na religião que acredita num Deus, desenhado e pintado de acordo com os preceitos aprovados e planeados meticulosamente no já distante Concílio de Niceia, onde simples homens e mortais, como todos nós, decidiram o que era Deus, quais os livros que comporiam a Bíblia Sagrada e os que não, tal qual a conhecemos hoje em dia em pleno Século XXI.

Não tenho nada contra, antes pelo contrário, mas "faz-me espécie" no pensamento esta afirmação - Até amanhã, se Deus quiser! Também me posso questionar - E se Deus não existe? Esta afirmação, fica automaticamente vazia de significado! Quando iremos descobrir se a afirmação está certa ou está errada, não o sei, uma coisa sei; cada um pensará do seu próprio modo e responderá em favor da sua crença maior ou menor ou até, inexistente!

Em parte considero esta afirmação, tipicamente portuguesa, ou seja; não vivo noutro país senão no nosso mas, nunca ouvi um espanhol a dizer - Hasta mañana, si Dios lo quiera. Ou um inglês dizendo - See you tomorrow, if God wants it. Eu sei que são expressões; esses povos terão outras que nós não temos, é certo, mas esta, considero-a muito tipicamente portuguesa, espelho ainda um pouco de uma sociedade que foi em tempos ostracizada e esmagada com violência e que não aprendeu nem a deixaram durante décadas, pensar pelo seu próprio cérebro e atendendo à razão. Hoje em dia, prova disto, é a de que as gerações mais novas já não usam esta frase, porque se calhar o pensamento está livre de opressões e lhes é permitido pensar e afirmar pelo seu próprio modo, segundo aquilo que lhes diz a razão, segundo o que lhes diz o intimo! Talvez por isso a Igreja Católica, no presente, também esteja a viver uma crise de vocações e de fé; não admira(!), com tudo aquilo de bárbaro que se vê à nossa volta a ocorrer, que as pessoas se zanguem com Deus e prefiram um seco - Xau! - a um respeitoso e crente - Até amanhã, se Deus quiser!

No entanto, a boa educação continua a querer-se...e, vou (espero) com prazer, acreditando ou não, continuar a ouvir a Rosa com a sua frase simples e concisa; enquanto dobrada e agarrada ao cabo da esfregona limpa o chão e a mim se dirige...

- Até amanhã, se Deus quiser!
- Até amanhã...Rosa!




Sem comentários:

Enviar um comentário