sábado, 12 de maio de 2012

Boas práticas que ajudam o ambiente.

Tenho o hábito caseiro de fazer separação dos mais variados lixos que ocorrem, inerentes ao desenrolar das nossas vidas e para o efeito utilizo um caseiro e grande contentor amarelo onde vou juntando os mesmos e depois, quando vou despejá-los no local próprio, nos vidrões instalados junto à Escola C+S, acabo por fazer a triagem final. Como é hábito meu, ponho o contentor no interior da J5 e conduzo-a até à área exterior da C+S, para fazer então o depósito nos respectivos locais. Plásticos no contentor amarelo, cartões e derivados de papel no azul e tudo o que é vidro no verde. Aqueles lixos que resultem de restos de comidas e similares deposito no grande contentor redondo, subterrâneo, existente um pouco mais ao lado, na mesma área. Curioso ontem, quem por mim passava, ficar a olhar para aquilo que estava a fazer. Em prol do ambiente, todos deveríamos fazer o mesmo. Atenção, isto não é nenhuma lição de moral, antes pelo contrário, um conselho.

Lanheses é uma aldeia que prima pela limpeza geral, fruto também de uma excelente política ambiental por parte do executivo da nossa Junta de Freguesia e há vários locais espalhados pela aldeia onde os lixos domésticos podem ser separados e devidamente depositados, até os mais típicos contentores do lixo, aqueles verdes, estão espalhados pela freguesia em locais estratégicos e muito bem assinalados.

Com atitudes cívicas e de preocupação ambiental, estamos a contribuir para o bem estar geral, das pessoas e do nosso planeta, protegendo-o e preparando-o para as gerações vindouras. Uma prática que devemos incutir desde cedo nos mais novos membros das nossas famílias, passando o mesmo, pelas áreas educativas, nomeadamente a Escola, como pilar fundamental que é da formação dos indivíduos.


O meu contentor amarelo junto ao restante conjunto de vidrões, na área da C+S.


Contentor subterrâneo destinado a lixos domésticos, na mesma área.



A J5 aguardando a vinda do "patrão"...


Exemplo de um dos variados contentores verdes (espalhados pela freguesia) para depósitos de lixo, devidamente assinalados para o efeito. De referir a preocupação latente da edilidade com o ambiente e a limpeza da aldeia, neste caso na Granja, onde moro, estando estes conjuntos devidamente identificados com sinalética e bem arrumados na via pública.


Uma prática útil e benéfica, que a todos vem beneficiar e que não custa nada divulgar. Se todos tivermos uma atitude como esta, estaremos certamente a contribuir para a prevenção e promoção de um melhor ambiente e, de modo a salvarmos este planeta, que estamos a pouco e pouco a destruir... não pensemos (com o facilitismo do costume) que somos um gotinha no oceano, que se não agirmos correctamente isso não interferirá nos ecossistemas, enganem-se, tenho para isso uma resposta muito simples e prática - Grão a grão, enche a galinha o papo!



Todos e todas as atitudes contam, e a Terra, compadece-se disso!





Sem comentários:

Enviar um comentário