quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fechando Maio com chave de ouro!

Fecho este mês de Maio com chave de ouro (e explicarei adiante o porquê desta minha afirmação), com o relato de um encontro no Parque Verde.

Estava entretido a conversar com o edil da nossa freguesia junto à eira do milheiral, em pleno Parque Verde, discutindo pormenores da festa que se vai realizar no próximo Sábado -Encontro na Sementeira- lamentando-nos ambos, das condições climatéricas adversas que se antevêem para esse dia, segundo as projecções meteorológicas dos organismos competentes; quando uma ave, que meia-hora antes se tinha cruzado comigo junto ao cais onde "descansa" o Água-arriba", voltou para se poisar precisamente muito próximo dos nossos olhos e das nossas pessoas; não tinha a Fuji comigo, pois estava na J5 e...peço-lhe desculpa aqui perante todos...deixei o pobre homem a falar sozinho, corri em direcção da caravana, saltando por cima do gradeamento em madeira, peguei na Fuji, voltei ao local abandonado anteriormente e toca a clicar no obturador da Fuji...

- Tens bom zoom? Perguntou o edil.
- Tenho, 18x! Embora comece a precisar de mais...
- É um Peneireiro-vulgar! Exclamação à qual o meu interlocutor concordou com um quase silencioso:
- É...

Mas não era! Estava erradíssimo; a ave em questão (realmente) parece em voo e fisicamente um falcão, mas, olhando mais pormenorizadamente se chega com facilidade à conclusão de que não se trata de nenhum género desse tipo de rapina!

E o que era então?

Voltando atrás no tempo...
Há uns dias atrás, a meio da veiga tinha ouvido um Cu-cu, muito característico, enfiado entre os arvoredos e tive a certeza que por ali estava um Cuco, um Cuco-canoro (Cuculus canorus), mas motivado pelo denso arvoredo, os meus olhos não o conseguiram almejar. Passados dias, engraçada coincidência depois de muito ter pensado no Cuco dias antes, eis que o mesmo (ou outro, mas o que interessa é que era um Cuco) se atravessa no ar mesmo em frente aos meus olhos! Há coisas por vezes, difíceis de explicar...

Extraordinária coincidência!

Foi um momento espectacular o que vivi, presenciando um dos grandes anunciantes da Primavera com a sua chegada às nossas paragens e desfilando sem medos, perante o meu olhar e o olhar do amigo com quem conversava!

Fecho, este mês, com chave de ouro porquê? Porque, depois, em casa, ampliando as fotografias e intrigado com a sua cor mais parecendo um peneireiro, constatei finalmente (e aí sim) que era um Cuco, um Cuco fêmea com uma das mais raras mutações de cor que existem no reino animal! Bingo! Boa!

Esta fêmea apresenta a arruivada cor apelidada pelos estudiosos de "fase-hepática", considerada uma autêntica raridade! Cá fica documentado em poucas fotografias, dado que o Cuco é uma ave extremamente tímida e difícil de visualizar, quando este magnífico animal, que mais vem dignificar com a sua ocorrência a nossa veiga e a sua avifauna, desfilou perante mim!


Primeira visualização, junto ao cais do rio Lima.


Poisado num dos esteios que ladeiam a eira do milheiral.


Idem, idem.


Num galho de uma árvore em pleno Parque Verde!


As pequenas aves que se cuidem, pois todos sabemos que o Cuco é um dos grandes parasitários do mundo animal. Não constrói ninho, aproveitando antes, o de outras pequenas aves para depositar os seus ovos eliminando os da espécie hospedeira, daí resultando depois, o nascimento da sua prole, alimentada pelos falsos progenitores! A Natureza tem coisas incríveis!

Ave de rara ocorrência nesta mutação de cor, que vem dar um colorido muito belo à avifauna, lanhesense!


É ou não é caso para se dizer - Fechando Maio com chave de ouro!








Sem comentários:

Enviar um comentário