domingo, 6 de maio de 2012

Super-Lua!

Ocorreu ontem à noite, um fenómeno natural, mais vulgarmente apelidado de Super-Lua. Este fenómeno natural, ocorre ciclicamente aquando da viagem gravitacional da Lua, o nosso planeta satélite, em torno da Terra e como esta viagem descreve um arco em forma elíptica e não um circulo perfeito, há alturas em que o mesmo se encontra mais próximo da Terra, assim como o oposto, mais afastada. Cientificamente catalogados estes momentos como PERIGEU e APOGEU, respectivamente.

Esta noite passada foi precisamente isso que aconteceu e numa espécie de ilusão óptica a Lua apresentou-se no firmamento ainda mais brilhante e em tamanho muito maior, a cerca de 360000kms de distância do planeta Terra,ou seja, o seu perigeu. A Super-Lua, como se chama na gíria popular, foi possível de se avistar em Lanheses, uma vez que o céu resolveu dar tréguas em termos de nebulosidade e foi possível apreciar o fenómeno durante longas horas.

Conotado com influência física nefasta sobre o nosso planeta, a comunidade cientifica divulgou que o fenómeno apenas teria maior influência sobre as marés no Oceano Atlântico, caracterizando-se esta, por uma maior vivacidade das mesmas. O outro e mais visível, dada a extrema luminosidade que emanava da Lua, foi o de termos tido uma das melhores e mais espectaculares noites de luar, do ano.

A paisagem nocturna lanhesense iluminou-se com uma estranha e imponente claridade e como amante destas matérias, seria de todo infeliz da minha parte que não as documentasse com umas quantas fotografias aqui no blogue!


Por trás das nuvens vai aparecendo no horizonte nocturno a Super-Lua!


Set de fotografias retratando tão formoso luar sobre o céu de Lanheses!








A abóbada celeste nocturna iluminou-se de tal forma que era impossível não retratar o momento e este céu lindo de Lanheses; uma imagem de romantismo que perdurará pelos tempos, aqui retratada no blogue e, a estes fenómenos naturais o SSVSA, não costuma passar despercebido, ainda por cima numa época em que as pessoas andam mais viradas e preocupadas para os problemas do foro intimo, com as crises e poupanças, esquecendo com facilidade como, mesmo ali ao lado do nosso olhar, um qualquer fenómeno natural nos poderá proporcionar paz de espírito e minutos bastante felizes, bastante agradáveis!


A Natureza é bela demais para que não a apreciemos devidamente...



Sem comentários:

Enviar um comentário