sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cimeira Rio+20...

Hoje, estive no meu local de trabalho numa reunião onde se analisaram os resultados do grupo, investimentos, ganhos, perdas, modos de preparar e encarar o futuro e alguns outros items inerentes ao funcionamento da empresa entre eles investimentos referentes ao ambiente e qualidade ambiental. Passadas algumas horas dessa reunião dou por mim, sentado na esplanada de trás de minha casa enquanto conspurco os meus belos pulmões com mais uma cigarrada, a pensar, por um lado que quem detém uma grande empresa tem nos próximos anos desafios avultadíssimos para enfrentar no que toca à questão ambiental, mas ao mesmo tempo, dou por mim a pensar na Cimeira de Chefes de Estado que decorreu na capital do Brasil, Rio de Janeiro, Rio+20, tendo em vista a concertação entre os vários Estados para que se atinja uma solução a médio prazo nos próximos anos tendo em vista a conservação deste planeta que é o único que temos para habitar! Dou então por mim a pensar, logo em primeiríssimo lugar, de que não adianta de nada andarmos aqui com loucos sonhos de povoar Marte e outros planetas, de modo a termos uma tábua de salvação e uma desculpa, para que possamos em uníssono destruir na totalidade, um já de si  pré-destruído planeta, como este, a Terra. Em segundo, dou por mim a pensar na falta de coragem, ética e correcção de carácter, dos mais variados governantes mundiais!

Na empresa onde trabalho fizeram-se avultados investimentos em termos de tecnologia que combate e previne a poluição e consultando documentos vários, tenho a saborosa certificação de que trabalho numa empresa que tenta preservar o bem estar de todos assumida e comprovadamente com o meio ambiente que a rodeia. Fico feliz e até gratificado! Mas também o sei, lá no fundo,  que somente o faz porque, por de trás de toda esta "preocupação ambiental" existe legislação que a isso a obriga e é a este ponto que quero chegar. Se alguns poucos não obrigassem com as suas acções a que outros legislem, então, isto seria já, um regabofe total! A Cimeira do Rio+20, procurou que os líderes estatais chegassem a acordos e concensos no que toca à preservação ambiental! Não chegaram e, apesar desses mesmos líderes afirmarem com largo sorriso estampado no rosto de que esta fora uma grande vitória para o ser humano e para a Terra, apostados num crescimento sustentado (ridículo, sempre o mesmíssimo argumento), outros reconhecem (pelo menos as sociedades civis que participaram pela pimeira vez) que esta Cimeira resultou num rotundo fracasso! E é esta estranha dicotomia, entre poder/dinheiro versus ambiente, que me deixa triste ao perceber que não existe a menor vontade política para que algo mude! Os mais pobres continuam a pedir mais riqueza e ajuda, os países emergentes querem agora ter voto na matéria uma vez que tiveram o tempo que pediam para crescer e agora que o fizeram, exigem, afirmando-se até como potências, por outro lado, os grandes donos deste infeliz planeta, acenam estóica e simpáticamente a todos com um cínico "sim", mas por trás viram as costas às reuniões e fica tudo na gaveta bem guardadinho, aguardando com paciência infinita que nenhum "anárquico ambientalista" daqueles chatos do costume, se lembre de tocar na questão novamente! E Wall Street continue a reinar...

A empresa onde laboro fez avultados investimentos no que toca a preservação ambiental porque a isso é obrigada por lei (rígida) e por estar localizada num continente que tenta respeitar o apelo que as sociedades vão fazendo em poupar e preparar devidamente o planeta para as gerações vindouras! Se estivesse localizada nos EUA ou na China, já não teria de fazer investimento nenhum (imaginem lá o lucro), ou pelo menos tão rigoroso e avultado, como os que fez! Isto não está certo e é até, uma luta desigual, estes países e alguns outros mais, continuam a negar os graves problemas que a Terra enfrenta por pura ganância e estúpida sede de poder! No Rio nada ficou decidido e presumo que estas Cimeiras tendam a deixar de lado os líderes estatais (e muito bem), muitas vezes corrompidos à partida por dinheiro, pelos lobbys e interesses instalados de cada grupo económico que nunca na vida chegarão à tão ansiada resposta solicitada por nós, cidadãos deste mundo e pertença às já citadas sociedades civis que lutam para que a Terra se salve! O que muito sinceramente, não acredito! Peço desculpa pelo meu pessimismo!

A Rio+20 para mim, analisando a Cimeira, resultou como já referi anteriormente, num rotundo fracasso; não houve medidas para que se adoptasse uma verdadeira economia verde, fracassou a criação de uma agência nas Nações Unidas para o ambiente e vários pequenos (grandes) compromissos falharam! A luta, portanto, vai continuar a ser desigual e quem perde? Todos nós claro e principalmente os nossos filhos e netos...as gerações vindouras...o futuro!

Resta-me a consolação de que ao mesmo tempo se realizou a Cimeira das Sociedades Civis na Cúpula dos Povos em que as diversas sociedades civis apelam aos governantes mundiais que ouçam os seus lamentos! Uma regra que tenderá a ser num futuro próximo alvo de decisões importantes e tomada de atitudes em prol deste planeta, mesmo que, já o sei, muitas cabeças venham a rolar!

Dou por mim a pensar nestas matérias enquanto só, miro o céu nocturno, as estrela e as nuvens - Que triste esta condição humana de não conseguir dizer que não ao dinheiro e à ganância desmedida, mesmo que para isso se tenha de caminhar em direcção ao já tão apregoado apocalipse...e com esta atitude levar juntamente no barco das tormentas, biliões de cidadãos anónimos, a uma morte mais que apregoada!

Quando entenderão estes líderes de fato e gravata cinzentos de que a economia existe e foi somente criada, para que ela seja instrumento na promoção do bem estar social e desenvolvimento dos povos e nações, e não o contrário, não serem os povos e nações a servirem e serem escravos da economia?

Eu sei, eu sei...que eles sabem-no muito bem, por ventura até bem melhor que nós, mas, enquanto a doutrina capitalista liberal sem regras e condições castradoras prevalecer...o nosso futuro está severamente comprometido!

E não sejamos egoístas ao pensar - Que se li...Quando isto rebentar já não estarei cá!

E o futuro dos seus filhos onde fica nesta história toda?


Aqui, à noite, enquanto contemplo o céu nocturno vejo as estrelas, penso nos rios e nos mares, nas serras e nos planaltos, penso na cobra e no lagarto, no leão e no tigre, na zebra e no elefante, na rã e no sapo, na andorinha e na cegonha, no grilo e na cigarra, entre outros, e que têm o mesmo direito a existir (sem destruir) neste planeta azul, tal como nós; a tristeza tolda-me o espírito ao pensar na sua inocência e em como bárbaramente desaparecerão de mãos dadas com o ser humano, ou seja, nós!





Sem comentários:

Enviar um comentário