domingo, 3 de junho de 2012

Encontro na Sementeira.

Nem a chuva estragou uma tarde que se queria de festa! E os mais corajosos e corajosas não arredaram pé!

Atrasando um pouco o inicio das actividades e performances por parte dos participantes convidados a actuar neste encontro de "amigos", lanhesenses e forasteiros, que ocorreu hoje no Parque Verde, tal qual tinha vindo a ser anunciado neste blogue; por volta das 16.00h, deram-se inicio aos espectáculos e actuações, tentando a organização, contornar e fugir sempre, a uma chuvinha que se mostrava a cada minuto passado, iminente!

Enquanto caía uma chuvinha muito miudinha, optou a organização (e bem) por abrir as "hostilidades" mais tarde (estava programado o inicio às 15..00h) com uma linda sessão teatral de marionetas, que todos quantos assistiram, por baixo dos toldos brancos da barraca montada para esse efeito, com regozijo, aplaudiram no final. Foi um momento muito bonito e o inicio deste encontro de amigos na sementeira, um tanto ou quanto mais informal que a grande festa do milheiral, a realizar em Setembro próximo.






Seguindo o guião do programa com algumas alterações à mistura, (as condições atmosféricas assim o exigiam), virou-se o público presente para o Palco Pequeno de modo a assistir a uma belíssima execução ao piano e voz por parte de duas jovens estudantes, que entoaram dois temas mais melódicos, sendo depois secundadas por uma terceira, entoando um tema mais hard-rock! Qualquer uma das três merece os parabéns pela forma formidável como desempenharam e muito bem, a tarefa a que se propuseram!








Depois foi a vez dos lanhesenses mais novinhos darem provas de toda a sua vivacidade e genialidade, quando, já no palco do milheiral, o chamado Palco Grande, representando todos os alunos da Escola de Música Amadeus de Lanheses, actuarem num número muito bem coreografado ao som de música gravada, provando que com as suas qualidades e interminável alegria de viver, serão certamente um futuro auspicioso para esta nossa aldeia, Lanheses! Impressionante, como alguns deles, já têm o gosto em representar as colectividades lanhesenses nas quais estão inseridos! O meu desejo é o de que nunca, mas nunca, esmoreçam, Lanheses precisará deles e delas para que continue na senda do progresso e do bem estar social!










Após esta actuação e porque as nuvens urgiam em rapidez, prontamente se apresentaram os jovens elementos do Coro do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, que entoaram quatro belíssimos temas, coordenados pelo professor/maestro e acompanhados por música gravada, mas cantados a viva voz! Foi também este, um momento muito especial e de uma beleza muito grande!






Mas nem só de jovens foi composta esta festa, os mais velhos, como é costume das gentes de lanheses e muito bem, também tiveram o seu momento para brilhar e o grupo do CSIF, de magníficas cantadeiras, entoaram dois belos temas, que falavam  do "ser lanheses" e do "ser mais velho". Mal estará uma comunidade, se não honrar e quiser aprender com os seus idosos, que todos os dias terão certamente algo que nos ensinar, a nós, mais novos! É um orgulho sempre, vê-las actuar! Que coro de belas vozes afinadas...um primor para o ouvido! A elas, os meus mais sinceros parabéns!





E então, a meio da sua actuação, aconteceu aquilo que mais se temia, veio a chuva e veio para ficar! As cantadeiras ainda cantaram chovendo, grandes e corajosas mulheres que ali encharcadas, deram uma grande demonstração de bravura e de que, velhos, são os trapos...e só se afastaram do palco do milheiral, quando terminaram a segunda cantiga. Ficou pelo caminho o executar de um terceiro tema, mas a chuva tomou outras proporções e de maneira a que não sujeitassem o corpo aos rigores do tempo e precavendo que componentes electrónicos não se estragassem, também, optou a organização por dar este número como findo!

Óbviamente, como a chuva não mais deu tréguas, caindo em catadupa, assistiu-se a mais um teatrinho de marionetas na barraca branca, seguido de algumas leituras de textos, porque como é apanágio destas festas, o ler e a leitura, não ficam nunca esquecidos! Assim se vê a grandeza cultural de um povo e das suas entidades governantes! Parabéns.

Alguns números tiveram de ser eliminados do cartaz programático, pelo mais que óbvio motivo, mas não pense o leitor, que mesmo assim, as gentes de lanheses deram a batalha por vencida...não, não... antes pelo contrário, ao som de música gravada, alguns elementos da assistência mais corajosos(as) no palco do milheiral, dançaram alegremente ignorando a água que caía do céu em grande abundância! Esta grande demonstração de coragem e determinação, são um bom exemplo e marca característica pela qual se pauta o povo lanhesense...a mim, enche-me de orgulho!





Dois grupos de jovens não quiseram deixar os seus créditos por mão alheias e imunes ao temporal, actuaram também, sob o olhar atento de uma assistência, para quem a chuva significou ser "coisa de rapazes"! Bravo!


Fotografia gentilmente cedida por Ezequiel Vale.


Fotografia gentilmente cedida por Ezequiel Vale.






Chegou-se então ao término das actuações por impedimento da chuva, mas continuou a festa até ao final da tarde, em pleno convívio na zona da barraca, da tasquinha (com boa sangria, presunto, chouriço e muita cerveja à mistura) e das deliciosas fêveras que saiam da grelha controlada pelo "Chico" e devo dizê-lo, que deliciosas que elas saíam do braseiro directamente para o pão e logo em seguida para a boca! Tudo regado com o som que saía das colunas que (engane-se quem possa pensar que tal não aconteceu) continuaram a debitar decibéis por mais algum tempo...isto sim é festa, é convívio...isto foi o Encontro na Sementeira! E a chuva...ohhhhhh...foi apenas uma chuvinha parva de Junho, nada com que homens e mulheres do norte, mais que habituados aos rigores climáticos, não possam com alegria suportar...este, é um tremendo orgulho, o de sermos alto-minhotos, o de sermos lanhesenses!!!


Não veio? Então não sabe o que perdeu...



Ficam aqui no blogue mais algumas fotografias e o meu agradecimento pessoal ao amigo Amaro Rocha, que fotografando com a minha Fuji, permitiu que eu conseguisse agora à noitinha preparar este post e relatar o encontro, pois sem contar, me vi incumbido da tarefa de cicerone na condução do desfilar de números que compunham o cartaz do mesmo! A ele, muito obrigado!





A feira das tendinhas!





Belos rostos lanhesenses!







As deliciosas fêveras, às mãos do Chico!



Ao fundo, os dois homens do som! Obrigado.

Contabilidade final...(risos)

Chouriços deliciosos!


Dois aspectos da Avenida Rio Lima!






Com chuva ou sem ela, para o ano se repita novo evento...são os votos que desejo e que de novo venha, o ENCONTRO na SEMENTEIRA!


Qual chuva, qual quê...!?!



2 comentários:

  1. Mais uma prova do quão divertido é o povo do Minho. Chova ou não a festa fez-se na mesma, e as fotos são elucidativas.
    Gostei!
    santareno

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo elogio, caro amigo. Nós no Minho somos mesmo assim, povo laborioso, mas havendo vinho e concertinas, chova que não chova, há festa na mesma!

    Abraço

    Sérgio Moreira.

    ResponderEliminar