quinta-feira, 21 de junho de 2012

Guarda-rios-comum.

Uma das espécies animais mais engraçadas e frenéticas de que tenho conhecimento nas áreas afectas à zona da veiga, do rio e principalmente do regato "Olho", é o Guarda-rios-comum (Alcedo atthis) uma espécie de ave residente, embora possa também, migrar mais para Sul, nomeadamente quando as águas dos nossos ribeiros gelam, por alturas do Inverno.

O Guarda-rios-comum é uma espécie de ave que habita as orlas de rios, pequenos lagos e ribeiros, de onde extrai o peixe com que se alimenta; dono de uma curiosa anatomia "atarracada" (cerca de 10cms), onde no cimo de um corpo e patas muito pequenos surge uma cabeça grande assim como um bico de tamanho descomunal, (comparando com o restante corpo), preparado anatomicamente para se alimentar mergulhando do poleiro onde se encontra, de cabeça para as águas de modo a capturar peixe. Vê-lo a caçar é um espectáculo para o olhar! É uma das aves mais belas da nossa avifauna, sendo que no dorso apresenta plumagem azul e esverdeada, laranja avermelhada no resto do corpo. Enorme bico de cor preta e patas de cor avermelhada também!

É também umas das mais rápidas aves da nossa avifauna pelo que, motivado por isto, não se lhe conhecem predadores naturais, quando adultos, embora os ninhos e os juvenis sejam mortos e devorados com frequência, por répteis, outros mamíferos e aves de rapina. Os ninhos são escavados no solo em cavidades arenosas junto ao curso dos riachos e formam casais monogâmicos, ou seja, um par que se junte, unir-se-á para toda a vida, tendo uma capacidade reprodutora absolutamente invejável; pode esta espécie, se as condições ambientais forem claramente a isso propícias, realizar quatro posturas anuais compostas por 3 a 6 ovos incubados durante duas a quatro semanas, de onde após nascem as crias que estão dependentes dos pais até às oito semanas de vida. Período, findo o qual, serão expulsas do território pelos seus progenitores, sem que contudo antes, tivessem tido uma formação e ensinamento fulcral nas lides da caça, neste caso da pesca!

É uma ave de uma beleza extraordinária e já há muito tempo a queria retratar aqui no blogue. Várias vezes me tinha dirigido para o "Olho", na esperança de sacar umas belas fotografias pois sabia e sei, que lá muitos exemplares abundam, mas curiosamente nessa zona, junto à ponte da Avenida Rio Lima, os exemplares que se viam, impossibilitavam-me a reportagem fotográfica, tal a rapidez com que passavam por entre as águas e as ramagens do arvoredo que ali ocorre. Decidi trocar de "poiso" e subi em direcção a Este seguindo o curso do referido regato e do interior do Posto de Observação Ambiental, virado para a velha ponte de Linhares, numa bela e encalorada manhã de Maio, um bando deles resolveu brindar a minha escondida presença com um espectáculo único, o espectáculo da vida e da morte, numa frenética pescaria executada por estas belíssimas aves!

Eis o resultado em fotografias, seleccionadas das boas dezenas delas que tirei!

 































Aqui nesta fotografia vêem-se dois exemplares, enquanto miram os peixes, na água do "Olho".









Apelidado com vários nomes, desde Martim-pescador, Pica-peixe ao até comum Guarda-rios e Guarda-rios-europeu, aqui fica no blogue um convite explícito a todos quantos se possam interessar por estas questões da Natureza, a observar estas frenéticas e belas aves enquanto pescam nas águas do "Olho" com os seus voos vertiginosos, e fantásticos mergulhos de cabeça na água, enquanto capturam as suas presas!


Uma bela ave, sem dúvida!


1 comentário: