quinta-feira, 21 de junho de 2012

Que entre o Verão...

Estranha forma esta da Primavera nos dizer adeus em 2012, brindando-nos com uma chuvinha impertinente, fustigada a muito vento! Faltam sensivelmente 10 minutos para a uma da madrugada e estou aqui a escrever no blogue, enquanto lá fora continua a cair uma chuva inclemente!

21 de Junho; iremos hoje viver aquele que será o dia mais comprido do ano e, por sua vez a noite mais curta, pelo menos para quem como nós, habita o hemisfério norte. É dia do solstício de Verão e com ele acontece a entrada da Estação do Ano com o mesmo nome! Daqui até 21 de Dezembro os dias começam por sua a vez a diminuir em duração, aumentando em contrário, a duração das noites!

Interessa focar, é que entra o Verão e esperemos que traga a bonança e o bom tempo, porque, este mês de Junho, pelo menos para aqueles que estão de férias, é certamente para esquecer em termos climatéricos! Triste sina esta a de termos e habitarmos, uma província tão verde e bela, mas que paga por isso, com o peso da queda de água, que nestas alturas costuma vir dos céus! Como Junho tem mudado! Lembro-me de ser rapaz e em Junho, a indumentária diária, serem os calções e os chinelos de meter o dedo, que só se largariam no baú das roupas e calçados de Verão, lá para meados de Setembro! Belos tempos esses! Hoje em dia, se não tivermos uma outra peça de roupa mais aconchegante para as frescas noites que se sentem e vivem e, para a chuva que gostou de nós e por cá ficou, virá certamente na calha, uma gripezita daquelas...longe vão os tempos do Junho quente e soalheiro, dos belos finais de tarde quentes ouvindo a passarada a chilrear nos campos e das cálidas noites onde só na rua se estava melhor, pois o interior das nossas habitações escaldava e o aparelho de ar-condicionado ainda era um bem material destinado somente a uma ínfima classe social, bastante mais abastada...bastante mesmo!

Isto hoje é uma miragem e os meses de Junho, ano após ano (o ano passado publiquei um tópico neste mesmo mês sobre o mau tempo), têm sido uma verdadeira porcaria, exceptuando um ou outro dia mais...vou chamar-lhe assim..."mais morno", para não vociferar aqui um impropério indigno da boa educação que se quer e pela qual tento pautar esta página virtual...

Venha lá então o Verão e desejando que em meados de Julho ou Agosto, não esteja de novo a escrever um lamento sobre o "choramingoso" estado do tempo, como o que neste mês se tem feito sentir...

Uma coisa é certa, pela humidade que vejo na terra e do modo como está a crescer, este será um ano fabuloso para a colheita do milho...venha lá então daí o calorzinho bom...ao que parece, segundo as previsões meteorológicas, para a próxima semana!


Que entre o Verão de 2012, mesmo que timidamente...






Sem comentários:

Enviar um comentário