segunda-feira, 25 de junho de 2012

São João...2012!

Após uma tarde passada na borda do rio Lima, junto à sua margem, apanhando uns valentes banhos de Sol e uns quantos mergulhos nas suas águas mais temperadas que o habitual, o programa nocturno estava já traçado e bem delineado!

Deixei a minha moradia por volta das 20.00h na companhia da minha esposa e dirigimo-nos a pé para o Lugar do Sobral onde se celebrava a noite de São João, com arraial a condizer. Pelo caminho não pude deixar de reparar na qualidade e limpeza com que se apresentam os caminhos da aldeia e de repara também, na "Casa Palhares", que servirá o Centro Paroquial/Social de Riba Lima, uma inequívoca prova de grande civismo, a desta família, ao "ceder" este espaço para usufruto e para o bem estar social da comunidade lanhesense!






Chegados ao largo onde se situa a capelinha em honra do Santo que se comemorava e após a obrigatória visita à mesma, chegou a altura da janta e de alinharmos, como todas as outras pessoas, na fila para comprar as respectivas senhas (a modernice chegou a estas festinhas populares) que davam direito ao prato servido de acordo com o escolhido por cada um!

Tenho de ser sincero e detesto intrujices, portanto vou sê-lo, as sardinhas este ano estavam fracas. Sei que estas festas dão imenso trabalho a organizar e enormes canseiras, bastava ver a malta a trabalhar na cozinha improvisada ao ar livre da tasca, ao servirem e prepararem as refeições; mas que não gostei das sardinhas, não gostei. Muito pequenas e com pouca gordura, coisa que não se deseja numa sardinha de São João! No entanto, havia para compor o menu, um soberbo porco no espeto, que estava simplesmente divinal e não vou mentir de novo, enchi a pança de porco e de cerveja, pois, o tinto verde também não é vinho que entre no meu cardápio! E mais a mais, um obrigado ao amigo Mingos, pois em sorte me saiu de novo o rabo do bicharoco, uma das partes do animal que mais prazer me dá digerir! Delicioso...hummmmm!

Daqui em diante o espírito entra na onda de folia que nestas festividades são presença constante e entre conversas com os amigos, muitas fotografias para o blogue, muita sangria (é verdade) e a espera pelos elementos e grupos de marchas que iam desfilar na avenida do largo se foi passando uma noite que foi extremamente divertida! Ficam as fotografias!














































































































































































Foi uma noite de um colorido enorme, muita luz e muita alegria com especial relevo, devo dizê-lo, para a marcha da chamada "terceira idade" que só prova com a sua jovialidade e entusiasmo contagiantes, que, velhos, são os trapos! Lindos e lindas a desfilarem orgulhosos perante os seus conterrâneos! Adorei vê-los, comentário que vem de uma pessoa que com toda a sinceridade afirma sem pudores (afinal gostos não se discutem), nem ser grande apreciador das típicas marchas dos Santos Populares!

Parabéns a eles e elas, pois estavam magníficos!

Para o final, acabou tudo em cantoria, misturada com muita copofonia (como não poderia deixar de ser) à boa maneira alto minhota e ao som de muitas cantigas sempre embaladas pelo som tão nosso e tão característico que sai da concertina!

Já tarde, de madrugada, eram horas de regressar a casa (a pé...ai munnnnddooo) trocando o passo, afinal, festa é festa não é verdade? E convinhamos, serviram uma sangria que estava maravilhosa...


Ó meu rico São Joãozinho
celebrado em Lanheses
ilumina-me para casa, o caminho,
porque já tropeço tantas vezes...

(risos)



Para o ano há mais!




2 comentários:

  1. Caro Sérgio Moreira
    A sua reportagem está magnifica!
    Tal como a festa. Que bom foi ver aquelas marchas, toda aquela juventude (dos 8 aos 80), que nos encantou. Então a dos idosos (?), foi o momento alto da noite. Encantador, mesmo. Isto só prova que toda a gente é util na nossa comunidade. E que nunca deviamos deixar de trabalhar para a nossa bela freguesia. Cada qual à sua maneira, com entusiasmo, com bairrismo. O melhor que temos neste mundo são as pessoas, as amizades e este entusiasmo que nos une.
    Numa pausa do trabalho, ao rever estas bonitas fotos do seu blog, não podia deixar de colocar aqui um comentário, com os meus parabéns ao grupo de Lanhesenses que esteve na marcha. E que a todos encantou!
    Um abraço amigo
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas suas palavras caro Amaro. Se a reportagem está magnífica, como diz, aos lanhesenses que fizeram a festa, o devo! Bela noite sem dúvida com muitos de nós a mostrarem que estamos cá para lutar por esta aldeia! Na vida o que temos de mais rico é a nossa identidade cultural, assim como o fomento da amizade e camaradagem entre nós, seres humanos, portanto, tal como o meu amigo, sinto-me feliz por ver que em Lanheses ainda há gente para lutar pela terra! Cada um agindo à sua maneira, mas todos em prol da freguesia...isso é o que importa!

    Abraço amigo do costume!

    Sérgio.

    ResponderEliminar