sábado, 9 de junho de 2012

Termas ao ar livre - um "must" ao alcance de qualquer um de nós!

Estes dias passados andei perdido eu e a minha esposa, por Espanha, mais própriamente por terras de Bande, em Orense, bem pertinho de nós até; e descobri algo de muito interessante que gostaria de partilhar com todos aqui no blogue e que se possam interessar por estas matérias, que envolvem um pouco de cultura/história aliadas ao descobrimento de novas e excelentes sensações físicas e do espírito.

Fui à descoberta da lendária AQVE QVERQVENNAE , antigo acampamento erigido pelos romanos e que servia de "estaleiro" (com 2000 anos), de apoio às obras de construção da antiga Via Romana, Braga-Astorga, localizada em plena albufeira de As Conchas e que se localiza a mais ou menos uma dezena de quilómetros da fronteira portuguesa do Lindoso, bastando para isso seguir a estrada espanhola OU-540 até Porto Quintela.

Os restos do acampamento estão muitíssimo bem preservados, face ao facto de terem estado submersos alguns anos pelas águas da albufeira da barragem e muitos séculos enterrados em areia e, são uma mostra interessantíssima daquela que foi a ocupação romana da Península Ibérica. Recomendo vivamente, a quem se interesse por estas questões, uma visita a este complexo histórico localizado a céu aberto e absorver anos e anos de história, assim como um passeio pelas suas ruelas e principalmente, um passeio por uma parte da antiga Via Romana, como já referido, que ligava Braga a Astorga, aqui bem por cima de nós no norte da Galiza.




Complexo romano de AQVAE QVERQVENNAE.

Seguindo a pé por uma paisagem encantadora e pela antiga Via Romana, ao fim de cinco minutos de caminhada, chegamos a um pequeno oásis que há dois mil anos atrás também foi aproveitado pelos romanos; no emaranhado de águas da albufeira e algumas outras águas de nascente, brotam do interior destas e da terra, umas borbulhas interessantes, provando que aquelas águas estão a ferver e as suas lamas serão de uma proveitosa utilidade para a saúde. Em pequenos aglomerados de rochas de forma mais ou menos arredondada, construídas pelos romanos de então, podemos ver que a água ferve, tal o fumo que sai da mesma e bem no centro, de umas pedras trabalhadas e postas lá pelos mesmos romanos, brota uma água do interior da terra que ainda vem mais a ferver!
Fiquei estarrecido, quer pela beleza do local quer pela particularidade geológica e vulcanóloga daquelas terras e claro, como curioso que sou, atirei-me a uma das poças (as demais existentes ainda estão submersas pelas águas da albufeira) e então aí pude sentir na pele o quão maravilhoso aquelas águas o são! O corpo fica logo avermelhado pela alta temperatura da água e os poros da pele abrem-se rapidamente, libertando todas as impurezas que lhe possam estar associadas! Já há dois mil anos aquelas nascentes foram utilizadas pelos romanos que, aproveitando a qualidade daquelas terras e daquelas águas, ali construíram um complexo de termas. Umas termas a céu aberto (hoje em dia) bem ao alcance de qualquer um de nós, que as possa querer visitar! Um "MUST"... Não estando sós e observando vários outros portugueses (nem parecia que estavamos em Espanha) que ali se encontravam, pude verificar que muitos impregnavam o corpo de lama, que terá certamente qualidades terapêuticas únicas! Posso afirmar que ao fim de cinco minutos as peles mortas que existiam nos meus pés se desprendiam com tremenda facilidade dos mesmos! Impressionante a inteligência e a capacidade edificante deste povo, o romano, que há tantos e tantos séculos atrás, já dominavam na perfeição, estas matérias dos banhos e a construção de infraestruturas tendo em vista o benefício da saúde!


Fumo sai da água.

Observando a arcaica estrutura.

Pedra construída pelos romanos localizada no centro da "lagoa" de onde brota do interior da terra, água a ferver.

Prova de actividade geológica.

Panorâmica da lagoa e onde se pode ver o fumo a sair da água da mesma.


Fenomenal esta visita a um local idílico, ainda por cima tão pertinho de nós; para tal, basta seguir em direcção à fronteira com o Lindoso pela EN203 e depois, seguir a OU-540, para chegarmos ao povoado de O Baño e conduzir a viatura por uma encosta de monte abaixo (estrada em bom estado) e lá passarmos horas muito agradáveis.

Recomendo vivamente, especialmente a todos os que se interessem pelas matérias que foquem a história e a beleza geográfica dos locais que visitam.

Boa viagem!



1 comentário:

  1. Mais um local a não perder, pois pelas fotos e o relato da passagem por ali, abre-nos o apetite... e de que maneira.
    Estou ansioso por ter a ''Lady'' em ordem de marcha, e partir por aí...
    Obrigado por esta novidade.
    o santareno

    ResponderEliminar