quinta-feira, 5 de julho de 2012

Andorinhas.

Já há muito pretendia escrever aqui no blogue, acerca de um dos pássaros mais conotados com a chegada da Primavera, a Andorinha. Não vou tecer grandes considerações sobre esta pequena ave, que todos tão bem conhecemos e que com o seu voo frenético quando junto de nós, anuncia que os dias grandes e encalorados estão a chegar. A Andorinha como espécie migratória que é, é sem dúvidas um dos grandes anunciantes, com a sua chegada às nossas paragens, de que a Primavera entrou, na dança das Estações do Ano.

Por aqui, em Lanheses, ainda não tinha tido o momento perfeito, ou a disponibilidade de tempo necessária, para fotografá-las quando se juntam em bandos de alguns indivíduos para depois publicar no blogue, as fotografias de tão ilustre visitante. Aconteceu por estes dias e passo a publicar os resultados, nas imagens que se seguem.






























Alinhadas nos fios da rede eléctrica, em bando, usando o seu "smoking" de cor negra e branca, impregnam à paisagem lanhesense, um colorido belo e bem diferente.


Quando em voo, estes pássaros fazem mergulhos picados a alta velocidade, na demanda de insectos, que constituem o principal "prato" de que consta o seu cardápio. Passeando-nos pela veiga e pelas margens do Lima, não ficaremos imunes à beleza que é, o visualizar destes "velocistas dos ares", nas suas lides quotidianas...rodando em torno da nossa pessoa em possantes e rápidos voos!


Este ano, presumo, até as Andorinhas devem perguntar - Onde raio anda o bom tempo para estas paragens!?! Se calhar para o ano será melhor ficarmos pelo Algarve...(risos).



Sem comentários:

Enviar um comentário