domingo, 8 de julho de 2012

Audição final Escola de Música Amadeus de Lanheses.

Mesmo que o tempo quente ande arredado aqui das nossas zonas, o Verão (se é que isto é Verão), está aí e mais uma etapa termina para os jovens alunos que frequentam as aulas de música na Escola de Música Amadeus de Lanheses. É tempo agora, de pôr um bocadito de lado o instrumento musical em que se estão a especializar, assim como os livros da escola, e é tempo de brincar, ser criança, e de "curtir" o tempo de férias. Como adorava quando era garoto os dias e meses de "férias-grandes"...era assim no meu tempo, que se chamava a este período de três meses, entre meados de Junho a meados de Setembro, que saudades...

Assisti nesta noite de Sábado, com prazer, à audição final (antes das férias) destes jovens alunos e pude verificar com agrado que muitos deles, progrediram muito satisfatóriamente (bastante mesmo) desde o início em que principiaram a frequência destas aulas. Muito bem e, depois de ouvi-los, fiquei agradávelmente surpreendido com os progressos feitos assim como com a qualidade com que já executam o instrumento musical que escolheram para si. A todos eles os meus PARABÉNS! Foi também muito bom ver o sorriso de felicidade e orgulho estampado nos rostos, ao ver os pais destes miúdos, "babados", com os já referidos progressos, atingidos pelos seus filhos, ao vê-los actuar perante assistência numerosa.  A eles também endereço aqui no blogue os meus PARABÉNS por apostarem para a educação e formação dos seus rebentos, numa das mais extraordinárias formas de educação e cultura de que o ser humano dispõe ao seu serviço, a música.

Não me vou alongar em explicações nem como correu o desenrolar da noite, até porque não tenho, nem acho que alguma vez o terei, veia de jornalista em mim; por isso, deixo algumas fotografias que testemunham o prazer com que estes jovens lanhesenses encaram o mundo da música. Faço votos para que nunca se percam neste longo caminho e possam, com o fruto da sua aprendizagem e mestria, virem um dia a atingir a perfeição, sentindo-se realizados!


















No final da audição houve tempo para umas breves palavras por parte do professor e proprietário da Escola de Música Amadeus, Amadeu Palhares, noticiando os propósitos e projectos que a escola de música, numa bem sucedida parceria com a Associação Humanitária e Cultural de Lanheses, tem para os próximos anos, numa tentativa de chegar a um público mais abrangente, aqui em Lanheses, nomeadamente as faixas etárias mais velhas. No meu entender, muitíssimo bem! Destacou-se a importante mais valia de já ter a escola a tempo inteiro um piano para quem se queira iniciar nas aulas deste fenomenal instrumento musical (que não tinham ao dispor) e que ainda está longe de poder ser comprado por todas as carteiras; portanto, neste caso, uma lacuna muito bem preenchida. Destacaram-se também a vontade de criar uma jovem orquestra lanhesense composta pelos jovens elementos que frequentam a escola (excelente ideia), um grupo coral da escola também, assim como para os mais velhos, um coro de "cantadeiras" entoando temas que se enquadrem na etnografia e folclore locais!







Como pode ver, a oferta vai-se diversificando e a cultura em Lanheses, tem tudo para que possa ser uma realidade que chegue a todos, novos e velhos, basta para tal, mostrar interesse e vontade de aprender um pouco mais (o saber não ocupa lugar), com a extrema gratificação de que com o nosso empenho, estamos a contribuir com trabalho e conhecimento para a nossa comunidade e para o bem estar de todos.

Um mais que reconhecido agradecimento à Associação Humanitária e Cultural de Lanheses, pela grandiosa valia que foi a criação deste núcleo lanhesense da Escola de Música Amadeus.
Por vezes, actuando na sombra, prova que se mantém bem viva e sempre com o mesmo nobre objectivo, trabalhar em prol de Lanheses e da sua comunidade! E neste caso, esta foi, uma gigantesca conquista para a nossa comunidade!

BEM HAJAM!



PS -Nesta audição, verifiquei que alguns pais não conseguiram de modo nenhum, controlar os seus filhos mais pequeninos, que irrequietos (característica da idade) perturbaram com as suas graçolas e brincadeiras mais bruscas, a correcta audição das músicas e dos instrumentos tocados pelos alunos em palco. Uma pena que desta vez, ao contrário de outras noites, em que o silêncio por parte da assistência foi rei, quando actuavam os alunos, muitos "schiuuuuuuuuuu" se tivessem de ouvir para que se escutassem devidamente os temas tocados! Lamentável e a merecer correcção...numa próxima audição!

Sem comentários:

Enviar um comentário