terça-feira, 17 de julho de 2012

Rostos...de tempos idos...

Recordar, dizia a canção, é viver, e eu sou um dos grandes apologistas destas palavras!

O passado não é só passado! O passado, tempo verbal, que significa ido, ocorrido, que passou, é dos factores mais importantes de que o ser humano dispõe, em termos cognitivos e que nos diferencia dos restantes animais! Poder relembrar o passado e dar-lhe a devida importância que tem, só nos confere mais sentimento, mais capacidade racional, faz por vezes crescer a ternura em nós, caso as lembranças sejam doces, e é o alicerce ideal para que se perspective e trace um presente risonho e um futuro deveras auspicioso!

Sem respeito e estudo pelo passado, o presente não terá grande significado e o futuro será marcado pela ignorância, logo, condição essencial para que se atinja o prejuízo e o erro!

Nesta semana que antecede as Festas de Lanheses, decidi, como já tinha afirmado no blogue no post anterior, que daria nome ao tema das festas e esse seria - Rostos! Aliando o tema às reminiscências saudosistas que todos temos guardadas num cantinho do nosso cérebro, aposto, nestes dias que antecedem a referida festividade, em relembrar tempos idos relacionados com a mesma e...rostos...rostos de lanhesenses tão anónimos, como eu e você que está a ler estas simples linhas, de gente orgulhosa em pertencer a esta comunidade aldeã "plantada" há já alguns séculos,  junto à frondosa margem do rio Lima.

Em conversa com o conterrâneo e amigo Amaro Rocha da Taboneira, apresentei-lhe o convite para me fornecer, caso fosse possível, dados e fotografias, visto ser o caro amigo dono e senhor de um magnífico acervo de fotografias e diapositivos que tratam as nossas gentes, a nossa  aldeia e tempos idos; retratando o passado, inserido no tema que escolhi, solicitação a  que Amaro, pronta e amavelmente (como é seu costume, diga-se) logo se predispôs a facultar de modo a que pudesse agora desenvolver este post aqui no SSVSA.

O blogue, andará então estes dias, por "terras da lembrança" mostrando rostos de muitos lanhesenses que com a sua face foram fazendo as Festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades em Lanheses!

São ROSTOS...rostos de muitos que envelheceram, outros rostos de alguns que já partiram da nossa convivência, de outros que estão longe, mas mais significativamente, rostos de uma comunidade que apesar do passar incomensurável dos tempos, dos dias e das horas, continua indelével, mantendo a sua profunda matriz cultural!

Vejamos então alguns rostos da festividade, lembremos aqueles que conhecemos nas fotografias, peço desculpa mas não conheço quase ninguém, aqui vem ao de cima a minha faculdade de forasteiro, miremos as diferenças na paisagem (são muitas confesso, desde o asfalto ao tamanho dos silvados) e relembremos um passado que alicerçou um presente e um futuro que se espera, seja auspicioso!























A diferença na paisagem, do antigamente para hoje...como é bom recordar!!!


Dividirei este post em duas partes, portanto, esta será a primeira, amanhã teremos uma segunda parte e é tão somente minha vontade, fazer com que aqui no blogue se preencham duas lacunas que em termos físicos e reais, esquecendo agora o mundo virtual, ocorrem no cartaz desta festividade e que me custa um pouco não ver preenchidas! Atenção reitero que é tão e somente a minha opinião, por isso vale o que valerá!


Do mesmo modo que o centro escolar de Lanheses prepara e realiza a semana cultural a cada final de ano lectivo, penso que é uma lacuna no cartaz da nossa festividade as organizações competentes não realizarem também uma semana cultural na semana que precede as festas, preenchida com colóquios em que se discuta e estude a aldeia, música, mais actividades e fundamentalmente que se façam imiscuir no espírito da aldeia os seus aldeões, com a sua participação activa! Existem centos de maneiras de fazer com que isso ocorra! Eu sei que a logística inerente ao realizar desta romarias é sempre muito apertada, quer em termos monetários, quer em termos de adesão das massas, mas também sei, pelo que vejo anualmente que os lanhesenses orgulham-se da sua romaria e se convidados a tal, participarão monetáriamente e, com a sua presença física!

Esta é terra de gente laboriosa com provas mais que dadas neste campo!

Farei portanto, estes dias no blogue, um tipo de "semana cultural bloguista", relembrando o passado mas sempre aliado ao tema Lanheses, a sua festividade maior e este tema, porque assim calhou e assim decidi que era mais que justo - Rostos...de tempos idos...



PS - Fica aqui a minha exposição, no que toca à primeira lacuna, amanhã na segunda parte deste tópico, apresentarei a que considero, segunda lacuna no cartaz festivo! Aceitem como crítica construtiva, claro está!


Sem comentários:

Enviar um comentário