sábado, 21 de julho de 2012

Rostos...do Sagrado...

Há qualquer coisa em mim que desponta sentimentos controversos, sempre que analiso e observo a imagem escultural representativa de um Santo. Normalmente, estas supostas "divindades", ou seres superiores, como lhe queiram chamar, são representados com rostos onde a tónica dominante é o sacrifício e a dor! Sendo uma das suas missões na terra, o da partilha de  uma palavra de esperança e de fé num mundo melhor que há-de vir, tudo regido pela tónica do amor ao próximo, surpreende-me que a Igreja Católica e faz-me questionar, sempre que olho estas imagens de gente em representado sacrifício, se baseie no facto de que somente pela dor e pela privação, se possa alcançar a vida eterna e em representatividade disso, alguns dos Santos que normalmente saem das Igrejas em dias de Procissão, carregados em ombros pelos fiéis devotos sejam representados em quadros conotados com uma violência sem ímpar!

Uma das únicas imagens que normalmente nos transmitem paz (para quem transmite) é a imagem da Senhora de Fátima, com o seu rosto belo e apaziguador e o do Sagrado Coração de Jesus, onde Cristo é representado do mesmo modo! Milhares de outros Santos são representados em notório sacrifício, em representação do seu percurso em vida,  advindo daí o respeito que temos pelas imagens que admiramos, quer acreditemos quer não!

Analisando-os de uma perspectiva mais humanista, estas obras de arte que não são mais do que isso, obras de arte, são de uma beleza indescritível e do mesmo modo (sem querer ser repetitivo) quer se acredite ou não, ninguém lhes ficará incólume ou indiferente ao saborear de estranhas sensações, quando nos deparamos defronte a elas!

Foi o que me aconteceu esta noite passada, quando os meus pés atravessaram a porta da entrada Igreja Paroquial e me deparei com os andores alinhados de forma a que amanhã possam sair para a rua na majestosa Procissão do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades!

- Meu Deus, tamanha brutalidade estas imagens me transmitem, mas ao mesmo tempo me dão paz e serenidade para que acredite que a vida possa e deva ser vivida, respeitando o próximo e praticando o amor e a fraternidade! Este foi o meu pensamento dentro da Igreja, foi a minha oração perante estas imagens...e como não crente, acredito que talvez seja com esta minha filosofia de vida mais crente que muitos dos que se afirmam nessa condição...

Um pormenor me chamou a atenção, estes rostos...rostos marcados pela dor e pelo sofrimento e que a mim me fazem pasmar, quando olho para eles...foi o que quis fotografar e passo a publicar aqui no SSVSA...a mim merecem-me tremendo respeito, somente e nada mais...






























A Igreja Paroquial está engalanada de um modo simples mas muito belo, apanágio e, seguindo os moldes da religião cristã, fazendo em mim, se calhar, acontecer um reencontro com algo de que há muito tempo ando afastado...talvez me encontre, talvez me perca para sempre...mas...ESTES ROSTOS do Sagrado fazem, em mim, crescer uma luta interior numa demanda louca pela, espiritualidade...




Sem comentários:

Enviar um comentário