terça-feira, 24 de julho de 2012

Rostos...final das Festas de Lanheses.

Após o decorrer da solene procissão, onde os lanhesenses saíram à rua para venerar os seus santos, o recinto das festas, no adro da Igreja Paroquial, encheu-se de povo, como é já costume para seguir com atenção e divertimento a tradicional arrematação dos tabuleiros, confeccionados pelas gentes dos vários lugares da aldeia, ouvir mais umas peças tocadas pelas Bandas de Música, outros para jantar no local e seguir para a última noite desta festividade.

De Fuji em punho, aproveitei para tirar várias fotografias, desde o cortejo de mordomas precedendo os grupos de mulheres que carregavam os tabuleiros, alguns deles autênticos "tesourinhos", tal a abundância de géneros que os compunham, assistir à sempre ruidosa despedida da Fanfarra dos BV de Ponte da Barca e deambulado pelo local, captar algumas quantas fotografias mais, que representassem este povo e esta festa!


Cá ficam os rostos do final da festa, do último dia e da última noite...























































































Choca-nos a magreza do ser,
a antiguidade do material,
mas com um sorriso de prazer
nos retrata, de um modo ancestral!

Agora vê, ouve, escuta,
o disparo bem sonoro,
de uma fotografia à la minuta
tirada com todo o decoro.

Anos passados a retratar
faces, rostos e posições
nas curvas da vida, sem fraquejar...
rugas, preenchendo recordações...

É o Zé, é o retratista
perfil esguio, ossada fina, enorme alma de um artista!

(do autor em jeito de homenagem a este importante lanhesense, que muito admira)














Final de festa com Zé zé Fernandes.


Dou por terminado aqui no blogue toda uma extensa "reportagem fotográfica" (até ganhei um apelido - o máquina) que fiz das Festas de Lanheses, aliadas ao tema Rostos, rostos desta comunidade de gente simples mas trabalhadora, que com afinco e extrema dedicação, fizeram com que estas festas fossem um acontecimento grandioso e de uma bela extrema!

Uma palavra final para com a Comissão de Festas, que uma vez mais mostrou a todos e a alguns em particular, que não adianta nada o típico blá blá blá de ocasião, ou o tradicional corta-na-casaca; o que é preciso é gente obreira e decidida com alto sentido de comunidade e que com trabalho e afinco, organize muitíssimo bem, como esta comissão organizou, uma vez mais, as Festas em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades em Lanheses! A todos os membros  da comissão, os meus sentidos PARABÉNS! Foram grandiosos e preenchidos de prazer, estes dias festivos, que passaram!

A toda a comunidade votos de um regresso muito normal à sua vida quotidiana e aos seus afazeres, sem esquecer, que o Verão continua aí; não é tempo de tristezas, é antes porém, tempo de alegria e de desfrutar o que de bom a nossa aldeia, Lanheses, nos tem para oferecer...


Despedem-se aqui os ROSTOS...para o ano há mais, com novo tema! Abraço!




Sem comentários:

Enviar um comentário