segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bandos de Poupas!

Um fenómeno natural me tem chamado a atenção em particular, este Verão, para os lados da veiga! Como o Gaio, espécie de ave que abunda em grande número nas zonas da veiga, tenho vindo a constatar que este ano, a população de Poupa também ocorre em número significativo e não é de estranhar a quem se passeie pela zona, que bandos de quatro ou mais indivíduos se pavoneiem em frenéticos voos à nossa frente, com as suas cores apelativas ao olhar e grandes bicos curvos, dando um colorido diferente a esta paisagem já de si extremamente bela.

Tive oportunidade de fotografar uma vez mais um dos exemplares desta espécie, que curiosamente (embora mantendo uma distância mínima de segurança) nunca se chegou verdadeiramente a afastar da minha pessoa e dos meus peludos, talvez, não temendo a nossa presença. Aqui posto algumas fotografias relativas ao "passarolho", que (a meu ver) é um dos mais belos, que compõe a nossa avifauna, enquanto nos "estudava" empoleirado, nos fios da rede eléctrica.
















Fotografias tiradas a bordo da J5, onde, numa excepcional manhã de Verão, calma e sem praticamente ninguém que desfrutasse, também como eu, daquelas paragens, consegui alguns sets de fotografias bem interessantes com várias espécies animais, das que polulam na veiga e nas margens do Lima.

Temos por vezes, a estranha tendência para considerarmos espectaculares em detrimento das nossas, as espécies animais que abundam noutros países, nomeadamente as consideradas exóticas que ocorrem em países distantes dos nosso, quer em zonas de clima tropical, quer noutras zonas, como em África, por exemplo. Muito por culpa da televisão, que dá grande ênfase a programas que retratam a vida animal sobretudo nas planícies Africanas, mas aqui no nosso cantinho, também habitam espécies de tremendo valor ecológico-natural, que importa preservar e divulgar, não menos belas que muitas outras que habitam outros continentes! A Poupa, neste caso particular, é para mim uma das mais fenomenais!

Já era tempo de a nossa televisão (pública e privada), ao invés de gastar rios de dinheiro a importar programas televisivos por vezes repetidos, (começo a ficar farto de ver gnus a serem devorados por crocodilos e leões a matar zebras) sobre a fauna de outros continentes, optasse por gastar esse mesmo dinheiro, fazendo verdadeiro serviço público, em programas sobre a natureza dentro de portas, mostrando a beleza natural que ocorre em Portugal, um país que é um autêntico santuário de fauna, dadas as suas características naturais e a sua privilegiada localização geográfica e que muita da nossa população ainda desconhece!


Fica aqui este desabafo!





Sem comentários:

Enviar um comentário