quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Paris - Online & Live!

Oito da manhã portuguesas, nove aqui, em Changis-sur-marne! Começo estas palavras aqui escritas com o Sol da manhã a bater-me no rosto, acompanhado das melodias da passarada, interrompidas somente pelo som de um ou outro avião que passa; sentado na esplanada do terreno da casa de familiares, que tão bem me acolheram em França.

São as férias e tenho andado em catadupa percorrendo as magníficas ruas de Paris, assim como todas as atracções turísticas que esta gigantesca cidade me tem para oferecer. Inicialmente, em Portugal, era das pessoas que tinham uma negativa impressão acerca de Paris, a cidade luz, quer por tudo o que tinha lido relativo ao frenético ritmo que a cidade vive e pelas referências lidas relativamente aos elevados níveis de poluição sonora e atmosférica, assim como a sua pobreza em termos de zonas verdes; pelo que a minha opinião, sobre este colosso da Europa e do mundo, não era realmente a melhor!

Passados cinco dias de estadia por estas bandas, tudo na minha mente mudou e realmente tenho a constatação que a realidade virtual, jamais suplantará a realidade física! Depois de me ter embrenhado na cidade e ter partido à sua descoberta, não podia estar mais, com os pensamentos e ideias acerca de Paris, completamente trocados, como estou! Esta cidade é fenomenal e tudo em si nos faz parecer pequeninos, quando nos imiscuímos pelas suas ruas, avenidas e ruelas! Aqui respira-se história e a cada dia que passa, a percepção que tenho, é que aqui todos os dias, são dias históricos! Paris é no mínimo IMPONENTE! Não vou fazer um roteiro daquilo que já visitei, porque este até nem é um blogue sobre viagens, mas relembrando os mais variados locais que já visitei e analisando agora nesta calma manhã os majestosos monumentos que ocorrem a cada esquina dobrada, ocorre-me dizer que Paris superou todas as minhas expectativas, algumas delas bastante negativas! Agora, ao apreciar os seus soberbos edifícios me apercebo como não haveria de ter aqui acontecido a revolução, no local onde uns poucos viviam abastadamente e milhares viviam na míngua! Para qualquer lado que um visitante se vire, fica boquiaberto, tal a majestosidade da arquitectura desta cidade, das longas e largas avenidas e dos monumentos colossais, que por aqui abundam aos pontapés (perdoem-me este portuguesismo no final da frase). Mas, é mesmo assim! O ritmo turístico é frenético e em cada monumento a visitar existem longas filas de espera, os turistas, como eu, são aos milhares e em cada monumento se presencia uma amálgama de raças em demanda de conhecimento, desde chineses, japoneses, africanos, americanos, ingleses, alemães e restantes nórdicos e claro está, portugueses, entre muitos outros! Inimaginável, quando analisada esta metrópole, pelo ecrã de um monitor de PC. Desde Montmartre (que amei), aos Champs Elysées, até ao Sena, ao Louvre e à Torre Eiffel, em cada esquina há algo para ver e saborear, sendo tudo tão diferente de Portugal! Até os cafés são diferentes dos nossos, românticos, com as suas esplanadas ricamente decoradas onde os parisienses e forasteiros aproveitam para tomar um café, ler um livro, ler o jornal e namorar...os cafés desta cidade, assim como os de toda a França, conheço já muitos, são em tudo diferentes dos nossos e o uso que lhes dão, forasteiros e locais, difere em tudo do uso que nós lhes damos em Portugal! Este é um mundo completamente diferente daquele a que estamos habituados e não me canso de o dizer, nos faz sentir pequeninos! Paris a mim, faz-me sentir como se fosse um anão! Estou a amar esta cidade, a cidade luz, agora, depois de ter subido ao topo da Torre Eiffel de noite e observar a cidade a 324 metros de altura, entendo este epíteto com que a baptizaram, CIDADE LUZ...Paris é isso mesmo, luz! E nem tão pouco me lembrei mais, da poluição e da falta de espaços verdes...







Ao iniciar este tópico, escrevi sobre Changis, Changis-sur-Marne, que é onde estou na realidade, nas cercanias da cidade luz e que representa um pouco aquilo que é a França. Um país enorme, moderno, histórico, mas ao mesmo tempo de uma ruralidade impressionante e muito bela. Nas minhas deslocações a Paris, sempre de carro, pude constatar pela janela do automóvel em andamento, que as aldeias como Changis-sur-Marne e pequenas vilas, são compostas por pequenos aglomerados de casas com uma arquitectura típica do norte, bem alinhadas e harmoniosas entre si, cada uma com o seu enorme e bem tratado jardim (entendo agora onde foi buscar a inspiração, o amigo Doro, para o seu esplendoroso jardim), rodeados por amplas paisagens de campos verdejantes e cultivados, onde quase não se vê nenhum latifúndio por maior ou menor que seja, ao abandono! Quão diferente de Portugal...neste local calmo e verdejante, nem nos apercebemos que estamos junto a uma cidade que tem tantos ou mais habitantes que o nosso pequeno país, como Paris! Cada viagem à cidade luz revela-se maravilhosa quando apreciámos da janela do automóvel, em silêncio, todo o verde da paisagem e que acompanha a estrada, ver os bandos de corvos que se alimentam nos terrenos cultivados, a maquinaria pesada que colhe o centeio e ao fundo ver esta e aquela aldeia com as suas casinhas típicas, harmoniosamente emparelhadas entre si...que bela é a "campanha" (o campo) em terras de França!











Ao percorrer as ruelas de Changis, observar o rio Marne e o calmo verde de toda esta aldeia, o "bonjour" educado das gentes daqui, sei que levarei para sempre na memória estas maravilhosas férias em terras de França, a monumental Paris, e a doçura e silêncio típicos do campo...e de Changis-sur-Marne!!! Sem contar, encontrei um pequeno paraíso...

J´aime vraiment ces vacances á Changis!




Sem comentários:

Enviar um comentário