sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Adeus, Verão de 2012!

Caminhei durante algum tempo na veiga, ao final da tarde de hoje, propositadamente a horas mais tardias na tentativa de não me encontrar com alguém pelo caminho que eventualmente desvirtuasse este meu passeio, pois, com este hábito que criei, tirei este fim de dia para sozinho me despedir do Verão, precisamente no local que mais amo em Lanheses, a veiga e o rio; estação esta que termina hoje, cedendo lugar ao Outono, quando amanhã Sábado, pelas 14.40h (mais minuto menos minuto) entrar no calendário a estação do amarelar e cair das folhas das árvores.
 
Triste, fui-me deparando com um céu escurecido por nuvens altas, pensei que este ano não teria sorte e o Sol não apareceria no céu, por trás das nuvens, para me dizer adeus [no Verão], enquanto caminhava pelo também escurecido caminho da veiga. No entanto, a sorte bateu-me à porta e uma brecha nesse céu escuro, em tons de cinza, se abriu, e o Sol sorriu...sorriu esplendoroso, forte, e veio aquecer o meu corpo, o meu rosto, e sorri...sorri com a incrível conivência com que a natureza me resolveu premiar e com a autorização que me deu  em que me despedisse do Verão, tal como  queria e tal como anualmente o vou fazendo.
 
Hoje, não tinha a Fuji comigo, mas tinha o meu android e não quis deixar de retratar a veiga neste dia e nestes minutos muito especiais onde o Sol, por entre nuvens carregadas, sorria para mim! E claro, não esquecendo também o blogue, onde agora retrato esses doces momentos! Como disse anteriormente, uma grande brecha se abriu no céu, mas aos poucos se foi fechando, como se vê nas fotografias abaixo postadas e que atestam a minha despedida do Verão. Tal como esta brecha no céu que se foi abrindo e aos poucos depois, foi cerrando novamente, até que eclipsou totalmente a nossa estrela, assim foi o Verão, luminoso e brilhante ao princípio no seu começo, para agora, passados meses se eclipsar entre nuvens no seu fim.
E como gosto do Verão e da Primavera! Como gosto dos mergulhos no Lima, da pele bronzeada pelo Sol, do calor, da praia e dos mergulhos no mar, dos chinelos calçados, nada de meias a aquecer os pés; como gosto de usar muito pouca roupa, uma simples t-shirt de alças e uns curtíssimos calções de banho chegam perfeitamente, como gosto dos dias grandes e quentes, das férias, dos românticos e luminosos finais de tarde e fundamentalmente, como estas duas estações do ano me deixam feliz e de espírito alegre...É um hábito que cultivo há muito tempo, festejar alegremente a entrada da Primavera e melancolicamente o fim do Verão...chamem-me louco, se quiserem, mas se o sou, à minha maneira meio estouvada de ser, sei-o...sou feliz...
 
 
Aí, sentado sobre as ervas do Parque Verde admirando este céu, ocorreu o meu melancólico adeus ao Verão de 2012!
 
 
 O momento em que o Sol sorriu para mim...
Que luminosidade forte a contrastar com o céu cinzento...
 
 
Por trás de mim, o Sol sorrindo, iluminou esta paisagem maravilhosa...
 
 
...e me brindou com esta bela imagem...
 
 
Sentei-me nas verdes ervas do Parque Verde...
 
 
...e ali fiquei despedindo-me do Sol, despedindo-me do Verão...
...enquanto este (o Sol) se escondia de novo nas nuvens...
 
 
 
 
...para me dizer até amanhã...
 
 
E eu, contemplando a mãe natureza e todo este espectáculo imponente, dizendo num sussurro, num murmúrio e soltando um lamento também - Adeus Verão de 2012!
 
 
Amanhã, quando voltar à veiga de novo, provavelmente já será Outono...
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário