quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Antagonismos ideológicos!

O facto extraordinário que ocorre quando alguém se decide, como o autor deste blogue decidiu, a retratar e publicitar  cultural e ambientalmente a aldeia que o acolheu há alguns anos já, para seu habitante, é receber com satisfação o empenho e participação dedicada dos muitos que gostam de colaborar com este espaço virtual.
 
Como não haverá de se sentir gratificado, o autor deste blogue, quando ocorrem interessantes situações como ter lanhesenses a bater-lhe à porta tendo em vista a entrega de material cultural que possa vir a ser divulgado neste espaço, outros abordando-o na rua com elogios comentando até esta e aquela fotografia, ou até por correio electrónico, como amiúde costuma acontecer. Por todas estas situações o autor do blogue, sente-se orgulhoso do trabalho que tem vindo a desenvolver, ciente no entanto, do acarretar da extrema responsabilidade, quando se abraça um projecto destes! Uma dessas pessoas, com quem desenvolvi especial amizade, vem participando no blogue sempre com temas culturais, muito interessantes e bem diversificados, sempre tendo como temática de fundo Lanheses, as suas gentes, e os aspectos culturais e paisagísticos desta aldeia . Pesem embora diferenças ideológicas, que as temos; não quer dizer que lá pelo meu amigo professar uma ideologia completamente antagónica da minha, o tenha de ver com maus olhos, antes pelo contrário, tenho por ele muita estima, assim como muita admiração!
 
Este é um apanágio de muitos lanhesenses e um facto que tenho constatado ao fim destes doze anos de vivência nesta aldeia! Muitos são os que não conseguem dissociar política, da vida e amizades particulares, e ocorrem criticas, muitas vezes injustas, e grandes inimizades, só porque quem vem comandando a edilidade está conotada com este ou com aquele partido político, ou porque fulano é PSD e beltrano PS...entre outros! 
 
Peço desculpa por alongar-me, mas este assunto merece ser desenvolvido num tópico preparado somente para este efeito.
 
Tinha de fazer a referência, pois, considero incrivelmente ignorante que só pelo simples facto de duas pessoas estarem em lados opostos, politicamente falando, tenha de se desenvolver uma inimizade, muitas vezes, grotesca! Eu próprio e não é segredo para ninguém, não partilho de todo os ideais de direita e quem me conhece, sabe bem, que sou um esquerdista nato, por vezes intolerante, é certo, mantendo um sadio "ódiozinho de estimação" pelo PPD/PSD (assim como pelo Benfica...eh eh eh) e outros partidos que nem me merecem referência. Mas só por este simples facto não vou deixar de participar nas actividades lúdicas que a minha aldeia me proporciona, só por serem organizadas muitas delas pela "malta" afecta ao PSD, nem muito menos cultivar boas amizades, só por causa de diferenças ideológicas!  
Era o que mais faltava! 
 
Bem...se escrever aqui, que fui acusado por um lanhesense de esquerda e que sei, não participa em nada das actividades culturais da aldeia, participação cívica igual a zero, estando sempre pronto a criticar o que por vezes nem passível de criticar é, não estarei a mentir. Como referi anteriormente, se escrever o que esse mesmo senhor me disse, só pelo simples facto de ter participado com orgulho [por exemplo], na Festa no Milheiral, assim como em outras actividades e passo a citar - Tu também já te vendeste a esses gajos do PSD! - fiquei, claramente pasmado! Felizmente o meu arcaboiço linguístico e físico aguenta bem com estas provocações e aqui lhe respondo à letra.
 
A minha ideologia jamais se venderá, muito menos a politiquices de aldeia, politiquices de algibeira e, tal como alguns (poucos) grandes homens deste país, entretanto falecidos, manter-se-à para todo o sempre, findará comigo, quando este meu corpo  morrer. Uma vez de esquerda, esquerdista para sempre! Coisa rara nestes tempos modernos, em que se muda de clube tão facilmente, como quem troca de cuecas...
 
Agora, por este facto, não vou deixar de participar na construção de uma aldeia mais justa, mais próspera, mais bela, só porque no poder local se encontra gente conotada com ideologia tão díspar da que professo! Criticar construtivamente, criticarei sempre que achar que o deva fazer, a isto se chama - cidadania! Criticar somente pelo "bota-baixismo rasca" como alguns o fazem, isso, a minha inteligência não o permite! Voltando à Festa no Milheiral, é certo que de grosso modo, quem nela participou sente simpatia ou milita mesmo até, na direita, e estavam lá muitos que não escondem a sua ideologia, talvez os mesmos, que se fosse a esquerda a organizar esta festa, por sua vez lá não estariam, mas, estava também lá eu e alguns mais como eu, nomeadamente a minha família, que posso afirmar sem falsos pudores, em nada pensar como a direita, muito menos professando os seus ideais ! Mas estávamos! Fica aqui o meu exemplo! Não me senti envergonhado em participar desta festa, nem tão pouco vou agora fazer a cruzinha no dia do voto, naqueles que diferem (ideológicamente) de mim, só por participar em certas actividades; antes pelo contrário, mantendo-me fiel a mim mesmo e ao meu modo de pensar, senti-me foi, orgulhoso por ver este povo em festa, nela participar com alegria e aqui no SSVSA poder divulgá-la! Tenho pena que muitos não tenham participado, somente pela festa ser organizada pela edilidade, pois se tivessem ido nesse dia ao Parque Verde, a moldura humana e multi-culturalidade de pensamentos e modos de estar na vida, seria ainda mais diversificada, deixando alguns quantos de cara ao lado, com  o simples facto da nossa presença! Assim se combate a ideologia contrária à nossa, com participação frontal e nunca pelas costas, mal dizendo este e aquele, cobardemente! Há que saber separar as águas...e no final de tudo quem fica a ganhar? Todos, claro está! Fica a ganhar a comunidade! Mentalizem-se que a política só serve para uma coisa, fomentar a qualidade de vida das comunidades! Quem pensa o contrário, está completamente equivocado e tem o exemplo neste país, Portugal, que não tarda nada comemorará os seus novecentos anos como país independente mas que neste momento, vitima de muitos compadrios, interesses pessoais e partidários, com a ignorante conivência do povo, arrisca perder a sua soberania, encontrando-se na bancarrota e dependente da ajuda de terceiros! É triste não é...??? 
 
Como pode este lanhesense ver, não estou vendido, antes pelo contrário; fidelíssimo como sempre ao meu modo de pensar e àquela que é a ideologia que professo, de esquerda e laica, inteligente e activamente vou participando da construção de uma aldeia [Lanheses] de todos e para todos, partidarismos e interesses pessoais à parte! Interesses pessoais??? Ainda por cima eu, completamente desprovido de pretensões particulares. A minha única pretensão particular, enquanto vivo, é a de querer conhecer este mundo, este planeta azul e ser feliz!

Assim me sinto livre, livre como a àguia que voa nos céus e vai para onde quer, para onde lhe apetece!
 
"Por mais que custe"  (falando em termos políticos, em termos pessoais nada custa) ver um trabalho a ser desenvolvido muito positivamente pela direita, temos de ter o discernimento de inteligentemente concordar, que este executivo tem feito um trabalho muito, muito, positivo, com muita qualidade até, nos mais variadíssimos campos e que Lanheses, em tempos de muita crise e de muita dificuldade, tem conseguido superar positivamente as dificuldades que se lhe apresentam pela frente! Quem a viu e quem a vê!!! A lucidez de pensamento, quanto a mim, é uma das principais faculdades mentais, das que o ser humano dispõe...utilizem-na!
 
Mas...muitos lanhesenses ainda não se permitem a esse exercício mental...esqueçam, por algumas ínfimas vezes, as politiquices da treta e do costume!!!
 
 
A resposta, é óbvio, levou-a este lanhesense, logo ali na fuça...frontalmente e na presença de muitos!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário