segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Navegando no Lima em dia de aniversário!

Acedendo gentilmente a um convite vindo do meu amigo, e uma das personalidades lanhesenses que mais prezo, Sr. Caninhas, em dia de aniversário, ontem dia 9 de Setembro, o autor deste blogue sentiu-se como verdadeiro capitão de rio, ao navegar por este belo Lima acima, a bordo do mítico Água-arriba apelidado de - LANHEZES!
 
A noite de Sábado para Domingo tinha sido verdadeiramente "dura" deixando o corpo e a mente inebriarem-se pelo espírito folião da gigantesca moldura humana que ocorria naquela que é apelida de "Vila mais antiga de Portugal" onde decorria mais uma edição das suas festas anuais, as Feiras Novas, e após umas miseráveis quatro horas de sono, que não chegaram para nada; a idade começa a fazer sentir os seus efeitos no corpo e mesmo na mente, à hora marcada, 09h30m, o autor do blogue encontrava-se no cais do Rio Lima para embarcar numa subida até Ponte de Lima, com o Sr. Caninhas ao leme e o autor do blogue, sentindo-se, como verdadeiro capitão de rio!
 
A experiência tornou-se inolvidável e se já mantinha uma paixão imensa pelo rio que acompanha a sua vida, o autor deste blogue, ainda mais apaixonado ficou ao ver terra e mesmo o referido rio, de outro ângulo que não aquele a que está habituado! E como toda a percepção que temos destas margens e destas águas vistos daquela grande barca, mudam! Como!

 
No cais do rio Lima, aguardando o embarque.

 
Infelizmente o tempo não nos brindou com a brisa necessária para que a vela fosse arreada e se enfunasse com o vento batendo no seu pano, fazendo com que os 25 m2 da mesma, propulsionada pela força do vento, fizesse o LANHEZES, sempre majestoso, avançar nas águas; tivemos que navegar a motor, o que em nada desvirtuou este mini-cruzeiro no Lima!
 
 
A beleza matinal do cais do Rio Lima!
 
 
Embarcando...
 
 
Mestre Caninhas, preparando o LANHEZES
 
 
Quinze minutos após a hora marcada, o LANHEZES, apontava proa a Este e começava mais uma navegação pelas calmas águas do Lima mais parecendo uma enorme banheira de águas paradas, que estavam em plena maré cheia, condição necessária para que o barco chegasse a bom porto; neste caso a Ponte de Lima. Começava para o autor deste blogue uma espécie de enorme bebedeira de sentimentos com a alma toldada pela comoção, ao ver tão belas margens, ao deixar Lanheses para trás, ao ver bandos de Garças empoleiradas nos ramos dos Salgueiros que ocorrem nas margens na orla das águas deste rio, ao ver muitos peixes saltarem à tona da água como se nos viessem cumprimentar à passagem de barca tão bela e verificar acima de tudo, como é bela a natureza...
 
 
Primeira impressão para o autor do blogue logo ali nos primeiros metros de navegação, a margem do rio em Lanheses é de uma beleza sem par! Fenomenal! Vários tons de verde das copas arbóreas, uns mais claros, outros mais escuros, entrelaçados com os castanhos dos troncos das mesmas e espelhados nas límpidas águas deste rio, com uma ou outra barca ancoradas em descanso, dão-nos uma noção de beleza natural, somente conseguida de visualizar, para quem navega de barco, este Lima. De cortar a respiração, quando uma Garça-real se lança em voo, mesmo em frente ao nosso olhar, ou uma Tainha salta água fora, mesmo ali, diante de nós, quando a proa do Lanhezes, corta as águas! Lindo, lindo, lindo...


Lanheses ficando para trás... 
 
 
A extrema beleza da margem do Lima em Lanheses, vista do LANHEZES...
 
 
O Lima...sereno...
 
  
 
 
 
Lindo verde...
 
 
Ao leme, Mestre Caninhas!
 
 
A proa do LANHEZES navegando águas calmas para Este.
 
 
Tivemos companhia, decidi chamar-lhe o resoluto "Capitão Branco", ao leme da sua pequena barca, com aparelho de marear, ou seja, mastro e vela.
 
 
 
 
 
Quase todos os dias passo nesta "pontelha" e vejo o Lima, agora ocorre o contrário, num misto de incredibilidade...que beleza! Estou a vê-la do Lima!
 
 
Bem pertinho da ilhota que se vê na desembocadura do regato da Silvareira no Lima.
 
 
O autor do blogue, qual Capitão Negro!
 
 
 
Demos boleia ao Capitão Branco ...
 
 
 
Um autêntico espelho de água...
 
 
A proa do LANHEZES, ancora e escada de acesso amovível.
 
 
 
Capitão Negro à proa...
 
 
Vitorino das Donas.
 
 
Curvando rumo a Ponte...
 
 
 
Navegando frescas e limpídas águas...
 
 
Ao fundo Santo Ovídio!
 

Uma Garça-real no topo de uma vara.
 
 
Que imponente beleza...
 
 
O seu nome diz tudo...
 
 
Aparelho de marear do LANHEZES
 
 
Um tremendo Salgueiro-chorão...tão e tão belo!
 
 
Mais um espelho de água, visto da proa do LANHEZES...palavras para quê...a imagem diz tudo!
 
 
Aqui o Lima dividi-se pelas várias ilhotas que ocorrem...
 
 
No canal...
 
...para uns metros depois começar a ficar pouco navegável!
 
 
Aproximando-se de Bertiandos...
 
 
Mestre Caninhas, sempre atento, profundo conhecedor do leito deste rio, antevendo dificuldades na passagem de Bertiandos...
 
 
Para a posteridade, Mestre Caninhas e o Capitão Negro...
 
 
Se o Lima de Lanheses até Bertiandos, é perfeitamente navegável (com maré alta, diga-se, e com a barragem a montante a debitar m3 de água), qualquer barca que chegue a Bertiandos se depara com grandes dificuldades e por vezes tem de ser empurrada à vara ou à mão, para que a baixa repentina da maré seja transposta, assim como os bancos de areia e muitos declives acentuados! O leito do Lima, por mão humana, está completamente destruído e apesar da beleza que se vê quando nele se navega, ninguém, ao chegar a este trecho do rio, fica indiferente à extrema estupidez com que o homem trata a natureza...é triste ver como está o leito deste rio, nesta área! Por outro lado, o ser humano tem esta coisa interessante; perante adversidades até consegue descobrir divertimento, e o autor do blogue, não mentirá ao afirmar, que adorou saltar borda fora e empurrar o LANHEZES leito acima, quer à mão, quer mesmo à vara, sempre sob a vigilância apertada de Mestre Caninhas!
 
 
 
 
Linda imagem deste belo casal! Até ela mareia como o marido! Fantástico!
 Fica aqui registada a minha admiração pública!
 
 
Capitão Branco em dificuldades, mareando em marcha-a-ré...
 
 
Molhadinho...(risos) e após empurrar o LANHEZES.
 
 
Primeiras dificuldades transpostas pelo bravo Capitão Branco!
 
 
Seguindo rio acima, à vara!
 
 
Sob o olhar atento da esposa de Mestre Caninhas!
 
 
Empurra...
 
 
Toca a subir de novo...
 
 
À proa, o mestre-piloto, dando as coordenadas do leito do rio...
 
 
Perante as dificuldades, tempo para uma imagem bucólica!
 
 
Claro que isto de ser mulher tem que se lhe diga, sentadinhas e não molhando as pernas, que bem que elas iam...(risos)
 
 
Um olhar severo, o leito do rio assim o obriga!
 
 
Mestre-piloto analisando o leito do rio.
 
 
O motivo (ao fundo na imagem) pelo qual o leito do rio está no estado em que está, a captação de água para uma grande empresa aqui da zona...
 
 
 Mareando...
 
 
 A proa cortando esta águas!
 
 
 Vara sempre pronta!
 
 
Pescadores no Lima.
 
 
 
 
 
As adversidades ficaram para trás.
 
 
Ponte de Lima à vista, a montante.
 
 
 
 
Feliz e em dia de aniversário, objectivo cumprido! Que bom é viver...
 
 
Borda fora...
 
 
Mestre Caninhas atracando o LANHEZES.
 
 
Em contra luz, já atracado em Ponte.
 
 
Atracado.
 
 
A levada em Ponte. Fim do cruzeiro.
 
 
Capitão Branco, depois de vencidas as dificuldades em Bertiandos, chegando a bom porto.
 
 
 
O coração do bicho...
 
 
O grande leme...
 
 
...e a assinatura!
 
 
O Capitão Branco, feliz após mais uma chegada a bom porto!
 
 
Feliz, acompanhado de Mestre Caninhas.
 
 
Juntos...sempre!
 
 
Atracado que estava o LANHEZES, logo foi servido um porto num grande brinde em honra do aniversariante, neste caso o autor do blogue e entre conversas várias e outros petiscos, este mini cruzeiro tinha terminado. Tristemente chegava a hora da despedida!
 
Não vai esquecer nunca, o autor do blogue, este gesto do caro amigo, Mestre Caninhas, por quem já tinha grande admiração; quer pela simplicidade da sua personalidade aliada a uma inteligência grande e talentosa, quer pela extrema simpatia com que nos levou Lima acima; homem que construiu à mão esta barca de treze metros, que pesa três mil quilos, à semelhança das muitas que cruzavam este rio no Século passado, em que os tempos eram outros e o automóvel, ainda uma miragem difícil de alcançar pelo mais comum dos cidadãos...eram tempos de míngua e de pouca fartura, mas, eram tempos de alegria e de uma vida saudável em comunhão com a natureza, onde a grande estrada deste Alto-Minho era o Lima!
 
 
Eram os tempos do Água-arriba!
 
 
Ao Mestre Caninhas e sua esposa, aqui deixo o meu mais que reconhecido abraço de plena gratidão, jamais esquecerei este passeio notável...e se mo for permitido, deixo aqui o desejo de o repetir por muitas vezes! A todos os outros participantes (particularmente ao Gabriel, que quiseram os acasos da vida, o viesse de novo a encontrar) a minha gratidão pela vossa simpatia!
 
Profundamente agradecido!
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Parabéns Sérgio, pelo seu aniversário e pela magnifica reportagem que aqui publicou.
    Também eu já tive oportunidade de subir o rio Lima no "Lanhezes" e achei magnifico. Uma autentica aventura, num barco dirigido com mestria pelo amigo Caninhas.
    Quanto à reportagem em quatro partes da Festa do Milheiral, dispensa qualquer palavra!
    As fotos, tal como o texto, estão muito bonitas.
    De certeza que os seguidores por esse mundo fora agradecem.
    E se deixassem também uma opinião?
    Um abraço amigo
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
  2. Muito agradecido amigo Amaro e fico muito feliz que tenha gostado destes últimos tópicos que tenho postado. O mesmo espero que muitos leitores tenham gostado também, apesar da falta de comentários, como refere, no entanto, como o meu amigo sabe e muito bem, não espero comentários, faço tudo isto com muito gosto e para todos quantos queiram acompanhar esta minha aventura pela blogosfera e sempre em prol desta aldeia linda e deste povo simples de Lanheses!

    Abraço do costume.

    Sérgio.

    ResponderEliminar