segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pela ECOVIA!

Sábado à tarde, na transição do Verão para o Outono, entreti-me a dar coça nas pernas e o programinha estava traçado. Uma bela passeata entre Lanheses e Ponte de Lima, de bicicleta, pela margem do Lima, acompanhando o seu belo curso, embrenhado em lindas e verdejantes paisagens, as que compõem a Ecovia.
 
Ainda não tinha feito este trecho de via, apesar da curiosidade que há muito sentia e foi desta vez que o fiz. Fiquei deveras surpreendido! Quer pela beleza da paisagem onde esta Ecovia se insere, quer pela facilidade com que na mesma se rola, em ritmo pausado, como aquele que empreguei (a minha paupérrima ginga não permite grandes veleidades), levando companhia comigo (não, não foram os peludos), quer a ritmo mais acelerado, como alguns ciclistas que se cruzaram ou me ultrapassaram, em prática de BTT.
 
Posso afirmar, pelo que experimentei, que o troço da Ecovia de Lanheses até Bertiandos, [para mim  o mais belo], se revela mais rústico, com o caminho que a serve em terra batida e ladeado sempre por frondosa vegetação de um lado, e pelo Lima do outro. Impressionante é o desnível de terras que se verifica no trecho de rio pertencente à aldeia de Fontão! Inacreditável como esta margem se apresenta! Antes de chegarmos a Bertiandos o troço da Ecovia, afasta-se ligeiramente do rio e por uns bons metros circulamos por entre duas enormes "paredes" de milho em que nada mais se consegue vislumbrar. Estamos nesta altura a atravessar a famosa recta de Bertiandos, servida pela sua veiga ultra cultivada! Após Bertiandos, entramos em troço revestido a confortáveis (o rabo agradece) placas de cimento para não mais as abandonarmos até alcançarmos a vila mais antiga do País! A paisagem mostra-se extremamente bela também, especialmente nas zonas de Santa Comba, onde o extenso arvoredo de mãos dadas com o Lima, compõem cenário idílico! Depois...depois é chegar a Ponte e ver tudo aquilo que já todos conhecem e que aqui não quero nem preciso publicitar. Uma palavra de desalento ao verificar em Bertiandos, o atentado ambiental, que há muitos anos ali foi cometido no leito do rio, a mostrar-se totalmente destruído, como sempre, pela ambição humana! Uma nota triste, refira-se!
 
 
 
Em Fontão...
 
 
...idem...
 
 
 
 Bertiandos.
 
 
 Pausa para um belo e refrescante Sumol de laranja, num rústico bar que serve a Ecovia...
 
 
 
Ponte de Lima.
 
 
Panorâmica!
 
 
Atravessando o Arnado...
 
 
Agora, meia-volta e toca a pedalar de volta para Lanheses! - Xiça...o tio é mesmo doido! Ufaaaa...
 
 
Como a mãe-natureza quis que eu não desse fruto, optei por fazer a Ecovia acompanhado da minha sobrinha (companheira de passeios) que adorou a experiência, mas afirmando no entanto, que para a próxima vai somente até Fontão...(risos)...bom...duas horas e qualquer coisa depois, pedalando e parando para apreciar devidamente a maravilhosa paisagem que se vê da, e na Ecovia, lá chegamos a Lanheses ao cais do rio Lima onde deixei a descansar a J5; depois de um bruto trambolhão por parte da ciclista mais pequena, quase, quase, a chegar à "meta", umas quantas arranhadelas nos joelhos e nas mãos, uma avaria nos travões da minha  MPOWER solucionada árduamente junto às águas do Lima, dois volumes de nicotina e de alcatrão que saíram pelos meus pulmões fora, mas felizes por termos visto aqui bem pertinho de casa, paisagens tão belas e locais tão encantadores, o passeio pela Ecovia, estava terminado! Ufaaaaa...(diz a Tatiana).
 
Recomendo vivamente  e aconselho a que levem a máquina fotográfica, pois existem ao longo desta Ecovia locais mais que dignos de serem fotografados! E cuidado com a "nata" do BTT (uma praga dos tempos modernos), alguns deles autênticos "ferraris das ecovias" montados nos seus caríssimos "corcéis" circulando a velocidades estonteantes, que a minha "baratucha ginga", quando comparada com as deles, não permite e tão pouco também, os meus poluídos pulmões!
 
Desfrutem!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário