segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Uma mão cheia de...cartuchos!

Ainda há poucos dias atrás referia aqui a célebre frase de Irene Lisboa e hoje de novo, sem querer ser repetitivo, a cito de novo, apenas na sua metade, acrescentando uma simples palavra - cartuchos - dando azo ao que andei a fazer na veiga aqui há dias e desde que se iniciou a tão famigerada época de caça.
Não tenho nada contra o caçador enquanto pessoa anónima, aliás, conheço alguns com quem até me relaciono muito cordial e educadamente; o mesmo não posso afirmar do desporto que praticam, o qual abomino e que já não deve ser novidade para ninguém. Bem, adiante. Gostos são gostos e não se discutem. Andava entretido estes dias em busca de cobras na veiga, na tentativa de as conseguir fotografar e depois publicar aqui no blogue na tentativa de desmistificar um pouco os errados e infundados mitos que se criaram em torno deste réptil, quando na total ausência destes seres esguios e rastejantes os meus olhos começaram, entre aspas, a tropeçar numas formas cilíndricas depositadas no chão, de várias cores. Aninhei-me e apanhei uma dessas coloridas formas. Era um cartucho vazio usado em arma de caça que foi deixado ao abandono. Num ápice rodando sobre mim próprio, o meu olhar foi-se detendo em muitos outros, no chão abandonados também e comecei a apanhá-los e enfiá-los nos bolsos que as minhas bermudas, usadas nesse dia, permitiam armazenar. Já aqui tinha referido a extrema dificuldade que a natureza tem em reciclar estes pequenos depósitos de plástico, assim como a contaminação do solo com chumbo e por reacção em cadeia, das espécies animais que por ali deambulam e que dependem deste habitat e nele se alimentam e se contaminam ao ingerir quantidades deste metal. Mas continua a haver quem não se preocupe com isto (e não tomo todos pela mesma medida) e continuam a surgir, semana após semana de caça, grandes aglomerados abandonados destes objectos, altamente poluentes.
 
 
O primeiro objecto colorido que me chamou a atenção...
 
 
...para logo de seguida ver outro...e outro...e outro...
 
 
...e juntá-los na minha mão, para depois armazená-los nos bolsos das minhas bermudas!
 
 
Seis bolsos cheios de cartuchos vazios depois, fui depositá-los nos recipientes destinados a recolher lixo e que estão colocados junto ao Parque Verde. Não me estou a arvorar aqui, em senhor da verdade, ou mais inteligente que alguém; longe de mim tal propensão, nem tão pouco quero com este tópico, insultar ou ferir susceptibilidades em alguma pessoa, apenas tão e somente quero alertar todos quantos se possam interessar e preocupar com estas questões, que tomem, quando avistarem estes objectos abandonados no chão, a mesma atitude que eu tomo por muitas e muitas vezes.
 
 
A bem da natureza, do ambiente e do magnífico trabalho que a edilidade lanhesense tem realizado com muito custo e sacrifício, nesta bela área da nossa aldeia!
 
 
Agradecido!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário