sexta-feira, 5 de outubro de 2012

5 de Outubro - Dia da Implantação da República.

Pensei, o ano passado, que seria a última vez que se celebraria este dia feriado, uma data marcante da nossa rica história, como país independente, há já mais de oitocentos anos. Enganei-me! Afinal este dia 5 de Outubro de 2012 ainda é dia feriado, talvez quem sabe, pela última vez no calendário das datas comemoráveis neste país, comemorando-se os cento e dois anos da ocorrência do golpe de estado que em 1910 derrubou um sistema governativo (a monarquia) apodrecido, não representativo de todas as classes sociais e que deixou Portugal, no limiar da bancarrota! Passados cento e dois anos que imagem e diagnóstico poderá fazer um anónimo cidadão, como eu, por exemplo, destes últimos cem a duzentos anos de governação em Portugal! Uma catarse! Analisando correctamente este período da nossa história recente, posso afirmar que estamos pior que aquilo que estavam em 1910, os cidadãos de então, apesar do notável desenvolvimento a vários níveis que ocorreu de lá para cá (era o que mais faltava que não tivesse ocorrido), mas em termos económicos estamos bem pior. Aliado ao facto do país se encontrar em bancarrota, vitima de anos e anos de governações insípidas e marcadas por notória falta de sentido de responsabilidade, falta de sentido de Estado, este país encontra-se mesmo, mesmo, junto ao abismo e parece que o tal passo dado para trás, e necessário, de modo a que não caia no enorme buraco negro (criado por todos os actuais partidos políticos, não desculpo nenhum deles) que está à sua frente, parece de todo impossível que ocorra! Ainda por cima, governados que somos neste momento, por uma data de rapazes inseridos numa coligação que não está a funcionar!
 
Triste e lamentável, estar aqui a escrever no blogue, sobre as desgraças de um país e de um sistema político que está a chegar ao fim, em dia que deveria ser de alegria e festividade, ao comemorar-se uma data tão importante do nosso calendário anual, como é esta, e a importante ocorrência que aconteceu em Outubro de 1910! Parece-me, que se está a fechar um ciclo governativo, e os portugueses e portuguesas não perdoarão a esta classe política as falhas governativas irresponsáveis que perduraram por muitos anos! E muito bem a meu ver...eu não perdoarei e penso, talvez como o leitor que lê este texto, que a democracia em Portugal tem de ser repensada e que estes partidos políticos (todos, sem excepção) têm e devem de ser responsabilizados e penalizados, por isso! Cidadania exige-se!
 
Enfrentamos neste momento uma revolução silenciosa, calma, mas que vai mudar o rumo da situação nacional e mudar um sistema democrático que não defende o bem estar dos cidadãos, apenas o bem estar do capital e do poderio económico, aliado ao compadrio vigarista e à alta corrupção! Um país não se faz de minorias, faz-se de todos e para todos!
 
Enquanto republicano, democrata e laico, continuarei a sentir por esta data, mesmo que a sua efeméride se deixe de comemorar e com ela se vá parte da soberania e orgulho nacionais, o mesmo carinho e admiração de sempre, pois com as suas aitutdes heróicas, um povo, há cento e dois anos atrás que vivia na miséria, ousou dizer basta, queremos um sistema que represente o povo, todos os cidadãos e promova acima de tudo, o bem estar social dos portugueses! Cento e dois anos depois, os portugueses estão de novo a dizer - BASTA!
 
Neste momento estamos como a Bandeira Nacional içada hoje de manhã em Lisboa ao contrário (de pernas para o ar), episódio caricato destas últimas comemorações deste dia feriado, assim como o facto de nem o PM estar no país, preferiu os ares da República Eslovaca, aos apupos dos portugueses que certamente o iriam uma vez mais assobiar...(adiante)...haja alguém, um grupo de portugueses, que tenha a ousadia e ouse pensar, um novo país, um novo sistema político, uma nova democracia, que não se deixe usurpar por uma minoria gananciosa e hipócrita e que se construa um futuro assente na responsabilidade e sentido de Estado, auspicioso, prolífero, e que o deixemos como herança para os nossos filhos e gerações vindouras! E um dia possamos vir a ser admirados, como dizia Camões - " e da lei da morte libertando..."!
 
Afinal, ao escrever assim, estou somente a deixar um pedido para este país, o pedido da não perca da estimada soberania de que gozamos há já quase perto de se comemorarem novecentos anos, como país independente! Um dos mais antigos da Europa e do Mundo!
 
Uma nova República urge em surgir neste país! Uma república de verdadeira representatividade e de bem estar para todos!
 
 
Votos de excelente dia de 5 de Outubro!
 
 
Uma observação quanto ao caricato caso da Bandeira içada ao contrário! Não seria, a meu ver, uma prova de honestidade intelectual e humildade política, re-hastear a Bandeira, símbolo desta nação independente, na sua forma correcta? Não! Os dirigentes políticos e o protocolo, de modo a não criarem mais embaraço, a uma situação já de si extremamente embaraçosa, continuaram com a cerimónia (e continuam neste momento, enquanto escrevo estas linhas),  com a Bandeira Nacional ao contrário, com as Quinas viradas para baixo, numa prova ignorante de que, em termos de mentalidade nada naquelas cabeças mudou!!! Ridícula, esta classe política!



 
 
Porque afinal...
 
Errare humanum est...  
(errar é humano...)
 
 
Ignoscere divinum...       
(perdoar divino...)
 
 
Assim vão as mentes da nossa República!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário