quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Deambulações mentais! Um estranho gosto por aviões...

FECHADO EM CASA!!!

Ninguém o merece, mas, acometido por um vírus invisível que se instalou nas minhas vias respiratórias, sem que autorização lhe tenha sido dada...ai o malandro...vejo-me na eminência de descansar uns dias no sossego e calorzinho do lar, de modo a dar ao tal vírus, o correctivo que merece! Gripe...bahhhh...doença parva que deixa o corpo mole e o espírito apardalado, como esta não existe! Bem sei que os meus trejeitos de vestir, mais cedo ou mais tarde, resultariam numa consequência como esta (antes isto que partir uma perna) e me atirariam por alguns dias a um recolhimento total! Seja...cumpra-se a vontade do doutor e mesmo sendo avesso a tudo o que esteja relacionado com medicamentos, pastilhas e xaropes (o único xarope que ainda engulo para estes males é um bom copo de tinto maduro ou até um bagacinho bem fervido...) desta feita, dada a violência com que fui acometido, vejo-me obrigado a abrir os lábios e enfiar tudo o que seja porcaria lá para dentro, para me curar! O amigo Amaro, da farmácia, que o diga, pois foi ele que aviou a minha receita!!! Coisa curiosa esta a da cura de doenças! As drogas são proibidas, mas para nos curarmos, precisamos por vezes de outras, que não são menos drogas, que aquelas que normalmente são apelidadas negativamente como tal! Virtuosismos do ser humano! Mas, adiante...como não tenho cheta para fazer (nem quero ter) e chateia-me olhar para um ecrã de televisão que não passa nada que não seja lixo(!!!) sempre me vou entretendo aqui no blogue, escrevendo estas linhas no silêncio da minha moradia, somente cortado pelo som dos chocalhos pendurados nos pescoços das ovelhas que pastam aqui no campo vizinho e por um ou outro roncar dos meus peludos que dormem a sesta e do ronronar do gato, que se tornou também, membro do agregado familiar! No meu quintal deixaram de existir ratos e toupeiras...Ah santa vidinha a deles...!!!! Cansado um pouco da "net" também (reconheço que estes dias devo estar um pouco chato de espírito), resolvi fazer uma viagem pelas recordações fotográficas de alguns locais que tenho visitado; o caro leitor deve estar a pensar - Que seca de texto, este gajo não tem mesmo nada que fazer! -; e descobri às páginas tantas, uma fotografia que me fez voar no tempo e me pôs a pensar em aviões, voos, novas paragens, ver, aprender e conhecer! Foi tirada por mim com a minha Fuji ao final do dia, quando me preparava para embarcar em mais uma das minhas aventuras por este mundo, e que me marcou profundamente. Caso para dizer, ser esta, uma das minhas fotografias preferidas! Consegui captar aquela estranha luminosidade do final do dia, quando a tarde nos mostra o seu lado mais sereno e terno, contrapondo com o inebriante "mini-mundo" que é, o de um aeroporto! Cá vai ela para o blogue!

 
O gigante a ser preparado para mais uma partida rumo aos céus...destino - Paris!
 
 
Esta fotografia pode nem representar nada para o leitor, mas pode ao mesmíssimo tempo representar muito, e para mim, representa sempre uma porta aberta ao conhecimento! Passo a explicar porquê! Em primeiro lugar, adoro aviões! Ponto! Gosto, só pelo simples facto de a bordo de um destes gigantes dos céus se ver o mundo sob uma perspectiva completamente diferente daquela a que estamos habituados, talvez por isto inveje de sobre maneira as aves, por poderem voar e verem o mundo a duas dimensões! Lá em cima, bem lá no alto até a velocidade parece menor do que aquela a que realmente vamos, normalmente uns novecentos km/h e só quando outro avião se cruza na rota do nosso é que nos apercebemos da extrema rapidez com que se movem! Agrada-me, no ar, no espaço, constatar esta realidade da física. Depois, sempre que embarco numa destas aeronaves, sei que parto em direcção ao desconhecido e que vou aprender, conhecer novos povos, novas culturas, uma outra realidade por vezes tão díspar da que temos em Portugal! Há perigos? Claro que os há! Mas também os há em todo o lado, até mesmo em nossa casa, ao sairmos para vermos o estado do tempo (por exemplo) nos pode cair uma telha em cima e...pumba...lá foi ele, e era tão bom moço!!! Para morrermos, condição única e necessária é estarmos vivos, por isto, nunca me preocupo muito quando embarco num avião! Assaltos e violência??? Isso existe em toda a parte, até aqui no nosso cantinho, que já foi um dia, bem calmo! Por tudo isto, continuo a adorar aviões e foi uma pena realmente não seguir o conselho do meu progenitor que sempre me dizia - Quando entrares para a tropa, aproveita, segue a força aérea ou tira lá um curso, um dia poderás ser piloto de aviões, até! - eu como manda a regra da santa "ingnorância adolescente", nem a vou apelidar como deve ser (de ignorância), tal o meu erro, fiz sempre ouvidos de mercador e foi um alivio quando me vi passar à condição de reservista ao serviço militar. Fiquei inscrito no ROC de Santarém (Regimento de Oficiais de Cavalaria), mas passei à reserva territorial! Na altura, depois de ter consultado o edital na câmara municipal para aí umas seis vezes, (a funcionária até já se ria com a minha presença incrédula) rejubilei de alegria, hoje, com tristeza, vejo que se tivesse dado ouvidos ao meu "velhote" poderia neste momento ser um dos taxistas dos céus, com uma carreira aliciante à minha frente! Não que não goste do que faço, pelo contrário, gosto e até gosto muito, e talvez tivesse também a perder muito com isso; este blogue não existiria, nem a paixão por Lanheses e até a mulher que se mantém comigo e por quem me apaixonei um dia, talvez fosse outra, sei lá! No entanto, não os podendo conduzir (os aviões), desfruto deles como turista e rapidamente me levam onde quero! Jamais esquecerei a sensação que é atravessar o Atlântico e passar horas a ver o mar, um ou outro navio pequenino, lá ao fundo, nas águas, e termos a percepção de como esta Terra, é maravilhosamente enorme e redonda! Olharmos para o monitor colocado nas costas do banco da frente virado para nós e vermos que voamos a 12kms de altitude e que a temperatura lá fora ronda os 72 graus negativos(!!!)...alguém deveria explicar ao pateta que se vai candidatar ao lugar de presidente da maior potência do mundo, que este é um dos motivos pelos quais as janelas dos aviões não abrem!!! Nem podem...Com o tremendo desenvolvimento que a aviação civil sofreu nestes últimos tempos, impulsionada também pelo (benéfico) surgimento das companhias "low cost", vulgarmente apelidadas de companhias com voos baratos ou de baixo custo, cidades que até há bem pouco tempo estavam a mil quilómetros de nós, hoje em dia estão a poucos minutos de viagem, sendo incrivelmente fácil, acordar e levantar cedo da cama, apanhar o avião e passado uma hora podermos estar tranquilamente a tomar um delicioso café numa esplanada em Barcelona, ou visitar o Louvre em Paris! Fantástico!
 
Em segundo lugar ao mesmo tempo que adoro aviões, agrada-me o aeroporto! O aeroporto para mim é como se tratasse de um mini país, dentro de outro país! Terra de ninguém, onde nem sequer se pagam pelas compras que fazemos, impostos! Diferentes pessoas, de diferentes raças, credos e diferentes anatomias físicas. Uns em grandes correrias para fazerem o check-in, outros mais calmos, aguardando a ligação para o seu voo, outros dormitando, outros lendo o jornal, revistas, comendo fast-food num "boteco" daqueles, com preços proibitivos, que existem nos aeroportos, muito gente bem vestida, outros nem tanto, homens e mulheres belos(as) que viajam porque gostam ou porque necessitam, ouvindo-se um sem fim de diferentes linguagens no ar, normalmente reinando o inglês, cortado pelo som das tradicionais hordas de japoneses e chineses sempre de máquina fotográfica em punho, que abundam por estes locais e muito raramente, mas acontece, que bom é ouvir-se a língua de Camões, nos antípodas da civilização! - Olha...portugueses!!! Que maravilha!
 
Por todos estes factos e pela facilidade que o avião me faculta ao viajar, este é o meio de transporte que mais me apraz utilizar e que continua a ser um dos mais seguros a nível mundial! Acidentes acontecem, mas se pensarmos bem, na estrada também os há e normalmente mortais! O problema é que um carro leva quatro a cinco pessoas, dependendo da sua configuração, um avião comercial leva logo umas duzentas, no mínimo, e quando ocorre uma tragédia, logo é exacerbada para a categoria de desastre, pois normalmente todos costumam morrer!
Depois há outra coisa virtuosa nesta história dos aviões! O preço! É verdade, no mesmo avião podem seguir pessoas que pagaram pela passagem, por exemplo, 500€ e outras que pagaram metade desse preço e não estou a falar da classe executiva, falo da turística! O que acontece, é que como eu, muitas são as pessoas que antecipam e programam a viagem que querem encetar, muito antecipadamente, contando que até lá sejamos vivos, claro está, porque, nos aviões pagamos sempre por antecipação...aqui neste meio...com dinheiro não se brinca! É extremamente fácil, agora com esta coisa da Internet, sentarmos o rabinho confortavelmente na nossa poltrona em casa e viajar pelo imenso mundo de websites que nos dão preços de passagens aéreas, até que um dia...pimba...lá está o tal preço barato e toca a utilizar o cartão de crédito...considero delicioso passar horas em frente ao PC pesquisando voos e preços e assim programar a viagem que quero fazer, ao contrário das impingidas pelos operadores turísticos...primeiro penso no local que quero visitar e falo com a minha esposa, depois estudo pormenorizadamente tudo o que tenha a ver com esse mesmo local, quer em termos históricos, culturais, quer em termos geográficos, depois em seguida a saber os locais de interesse a visitar passo pelo Google Earth e estudo os hotéis que se situam nas cercanias desses mesmos locais e no final, estudo o hotel a ver se me agrada e...se sim...clic...faço a reserva paga por antecipação...pois fica muito mais barata, se não puder ir, por qualquer motivo...já se sabe...bye bye dinheirinho! No final, atiro-me aos voos e só os marco quando surge o tal preço e acredite, amigo leitor, eles acabam sempre por aparecer, quando menos a gente espera, temos é que estar constantemente ligados à máquina e acredite, eu estou sempre! Depois, em função das horas dos voos, das ligações ou não, é uma questão de escolhermos o menos dispendioso, pagar e siga, é só viajar! Ah...convém marcar "transfer" entre o aeroporto e o hotel caso contrário corremos o risco de sermos explorados pelos taxistas do país a visitar, sempre muito amigos dos forasteiros que visitam a sua terra...ah corja...outra coisa, esqueçam as promoções, normalmente sugerem datas específicas para as quais não temos disponibilidade e hóteis de qualidade duvidosa em que certamente não seremos bem atendidos...podendo uma coisa que queremos seja agradável no mínimo, vir a transformar-se numa verdadeira decepção...gastamos mais um pouco, mas temos a plena satisfação de sermos bem servidos! Jamais esquecerei o veículo luxuoso (estofinhos em pele e ar-condicionado quentinho) que de madrugada em Fevereiro de 2010, correndo as ruas de Roma, em que não se via viva alma, me levava a mim e à minha companheira de volta ao aeroporto para regressarmos a casa...qual táxi qual quê...
 
Com tudo isto, as horas foram passando e lá passei mais uns minutos deste meu retiro físico-espiritual a que me vi obrigado a aderir, deambulando pelas recordações e pelas fotografias dos locais que tenho visitado na companhia da minha esposa e que resultaram agora neste rol de palavras aqui escrito.
 
Vou agora enterrar-me no skyscanner (o melhor site para comparar voos e preços, na minha opinião, com actualizações ao minuto) porque outro destino se perspectiva para visita num futuro próximo, mas o preço ainda está algo alto...se quiser, caro leitor, em baixo deixo o link, depois é só pesquisar, pesquisar, pesquisar...e, boas viagens!!!
 
 
 
 
Não resisto ao facto de ter falado por tanto tempo em aviões, postar uma imagem da nossa companhia aérea a TAP, uma das mais confortáveis e fiáveis do mundo, que ao que parece vai ser vendida ao desbarato, sendo eu, claro, contra esta venda, mas que poderei analisar num tópico destinado somente para esse efeito. Deixo a imagem sem muitos comentários!
 
 
 
 
 
Até quando nossa, TAP...até quando?
 
 
Vou continuar a dedicar-me ao meu retiro...fui!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário