quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sinto frio...será normal?

Pela primeira vez, este Outono, vesti um casaco forrado a pelo (sintético, claro) e confesso, não me incomodou minimamente. Sinto frio...será normal? Estranho, o Outono ainda está a começar e, já tivemos chuva em abundância, para agora, pelo menos hoje, cair sobre nós uma aragem gelada. Entrou mesmo a matar, como se diz na gíria, este Outono! Estarei doente? Penso que não, mas hoje, durante todo o dia senti um frio que me chegava quase até aos ossos e me resfriava o esqueleto! Espero que muitos mais o tenham sentido (o frio), porque caso contrário, deverei estar mesmo doente! De noite tenho a constatação das minhas suposições ao ver nas notícias que o primeiro nevão do ano se abateu sobre a montanha mais alta de Portugal Continental, a Serra da Estrela. Bem cedo este ano! Está mesmo frio...
É então que circulando pelas ruas da aldeia, vendo as pessoas com as cabeças cabisbaixas e circulando em passo rápido, me apercebo que muitos outros estão a sentir o mesmo que eu, frio, muito frio! Por estes dias já sabem bem as meias-de-leite quentinhas bebidas na pastelaria Arezes, enquanto se aprecia a vida vista da Feira, em tempo frio e outonal. Já sabem bem as roupas mais grossas e que aquecem o corpo, já sabem as meias calçadas nos pés e calçado a condizer, e com chuva (para muita tristeza minha e dos meus peludos) as idas à veiga para passear, começam a ser mais espaçadas, mais esporádicas, deixando um pouco à sorte dos tempos e dos vendavais, aquele imenso e maravilhoso mundo em tons verdes, que em breve se transformará num mundo colorido de tons amarelos, para daqui a uns meses,  no Inverno, reinar a nudez vegetativa, com a veiga coberta de geada...Em breve estaremos no dia dedicado aos finados e como diz a sabedoria popular - Dos Santos ao Natal, vai um saltinho de pardal! - assim também, um homem se vai fazendo velho, vendo, Verões, Outonos e Invernos passarem inclementes, nesta valsa rodopiante que é a vida! Assim me estou a transformar no velho que serei (caso viva para isso), daqui a uns anos, assistindo impávido à dança dos Outonos que desfila em frente ao meu olhar...já senti calor, já torrei a pele nua ao Sol, para agora sentir de novo o frio e cobrir esta mesma pele que no Verão, nua, viveu feliz...longe vão os dias de banhos tomados com água gelada!
 
É agora chegado o tempo de tapá-la (a pele), vestir este e aquele agasalho mais grosso, que estava fechado no baú...das lembranças...
O Outono, chegou em força e sinto frio...lá fora, os campos estão húmidos pelo frio que cai de noite e eu, fechado em casa, escrevo estas linhas no blogue, lembrando o Verão!
 
 
Me quer parecer que este Outono/Inverno, irá ser bastante rigoroso!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário