sábado, 17 de novembro de 2012

Cozendo o pão em Lanheses! Tempos há muito idos!




Assim se fazia e cozia o pão em Lanheses, aqui no SSVSA divulgado, num vídeo que retrata uma família lanhesense, talvez conhecida de muitos de vós, enquanto se ocupava deste labor, costume, tradição, tão ainda em uso há vinte/trinta anos atrás e que, com estes tempos modernos e toda uma panóplia de modernices inventadas, se fez com que no tempo, se fosse perdendo.
 
Qual o bem essencial que nunca falta numa mesa portuguesa? Precisamente o pão, entre outros, é certo! Oxalá esteja enganado, mas dada a crise que se instalou no mundo moderno, não tenhamos que vir de novo a voltarmo-nos para o forno que mofa no fundo de uma das divisões de nossas casas, de modo a podermos ter à mesa o sustento de cada dia!
 
Quero aqui fazer uma referência, ao autor do vídeo, que não conheço pessoalmente, mas sei que é lanhesense, radicado nos EUA e por coincidência, amigo até, da minha esposa. Chamado Óscar e que faz parte da família do já falecido "Chico da Rua". A ele o meu abraço reconhecido por partilhar via Youtube, estas importantes recordações, quer neste vídeo, quer no anterior que publiquei, retratando a preparação de carros de mato para leiloar, por algumas mulheres e homens da Corredoura e filmado pelo seu irmão Jorge, também ele, conhecido lanhesense!
 
 
Fenomenal!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário