segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Desta feita os cogumelos silvestres que ocorrem por Lanheses!

Com um tempinho disponível, e sabendo da acção micológica que ocorreu conforme noticiado aqui no blogue, dediquei-me a tirar umas quantas fotografias aos cogumelos que ocorrem em Lanheses, nas zonas do Parque Verde e no Bosque de Linhares, umas das zonas mais húmidas da nossa aldeia, condição essencial para que dos fungos nasçam estes belos e saborosos petiscos que a natureza nos oferece e que ocorrem em largas centenas nestes locais.
 
Já por várias vezes nas minhas deambulações, tinha reparado na presença destes belos e delicados frutos que brotam do solo, mas confesso, não lhes tinha dado a devida importância, no entanto...um pouco influenciado pela acção micológica que em Lanheses ocorreu, achei que seria uma pena, não dar protagonismo aos que ocorrem abundantemente pelo solo da nossa aldeia!
 
E como se captam belos enquadramentos quando fotografamos estes pequenos seres! Ora veja. Todas as fotografias foram tiradas em Lanheses, distribuídas pela zona do Bosque de Linhares e pela veiga e Parque Verde! Autênticas pérolas...
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nesta demanda por cogumelos silvestres, apercebi-me de que muitas lesmas se alimentavam dos mesmos, o que poderemos depreender, talvez, sejam imunes à sua toxidade ou então, pelos rigorosos critérios que a natureza detém, estes animais, por instinto, já saibam quais os cogumelos que podem ingerir ou não!
Não me perguntem nomes, ou quais são os comestíveis ou os tóxicos, até porque sou um leigo na matéria. Apenas achei que seria oportuno dar algum protagonismo aos cogumelos silvestres que ocorrem por Lanheses.
 
Espero, tenha conseguido!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário