quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lanheses em tempos idos - Tema revisitado.

No seguimento do vídeo que publiquei aqui no blogue, postado no Youtube por Óscar do Vale, radicado nos EUA há alguns anos, mas natural de Lanheses; recebi de Amaro Rocha, mais uma série de importantes diapositivos, que relacionados com o assunto citado em epígrafe, vêm documentar acontecimentos históricos ocorridos nesta aldeia, quando a comunidade "lutava" para que vários melhoramentos físicos e sociais, na mesma ocorressem.
 
 Passo a citar em parte:
 
"Nunca pensei que havia um vídeo perdido na Internet, em que o meu avô materno também lá estava. Várias pessoas que em Janeiro de 1989, participaram nos trabalhos que o vídeo documenta já não estão entre nós. Para os recordar é bom visionar as imagens, como o Sérgio refere!
1988 foi o ano em que se fizeram os grandes melhoramentos no adro da igreja paroquial. Comprou-se o terreno para alargamento do recinto contíguo à capela do Senhor das Necessidades e à igreja paroquial e procedeu-se ao seu arranjo (colocação de cubos, tanto no adro da capela como no da igreja). Estas obras obrigaram a um grande esforço por parte de todos os lugares da freguesia, organizando para isso cortejos de oferendas. E é a preparação dum desses cortejos (neste caso a Corredoura e os Cotarelos) que o vídeo documenta. Nele vemos as mulheres do lugar a carregar três tractores de mato para leiloar no cortejo, assim como os homens a carregar tractores de toros de pinheiro para o mesmo fim!. Em 21 de Setembro de 1988 os Lanhesenses organizaram também um grande cortejo para o mesmo fim. Outro que me lembro ocorreu em 5 de Novembro de 1989. O cortejo do vídeo teria ocorrido em Janeiro de 1989.
Envio alguns diapositivos da participação do lugar da Taboneira e Barreiro para um desse cortejos de oferendas. Nas fotos aparecem também pessoas que já não estão entre nós, mas que é bom recordar. É também uma excelente oportunidade de partilhar com os seguidores do SSVSA imagens do passado.
Em duas dessas imagens ainda se pode ver o adro da igreja sem os cubos de granito, por altura da visita pastoral a Lanheses e Meixedo do Bispo da Diocese (Dom Armindo Lopes Coelho). As restantes são da participação dos lugares atrás referidos!"

A esta fenomenal galeria de boas recordações, que o Amaro me enviou via email e que tenho uma vez mais o grato prazer de publicar, vou-lhe dar o nome de - Tesourinhos escondidos! - porque realmente, e faça-se justiça, este lanhesense por quem nutro muita simpatia, é dono de um importante acervo fotográfico e documental, onde em imagens estáticas (por isso costumo dizer -não há nada como uma bela fotografia), tem registada muita da história e acontecimento importantes, da nossa aldeia.



TESOURINHOS ESCONDIDOS de Amaro Rocha!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fenomenal! As imagens, não precisam de legendas, elas próprias falam por si!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário